Divisão de Engenharia Civil Ano: 2019

(Turma 2019, TGs 2019)

Externalidades socioambientais na construção civil: uma análise no setor de aeroportos (pdf 2,41 MB)

Autor: Gabriel Gama Lemos

Orientador(es): Natália Jodas

Relator(es): Eduardo Moraes Arraut

Ano: 2019

Resumo:

A preocupação sobre uma relação sustentável entre o meio ambiente e o desenvolvimento da sociedade tornou-se tema mundial ao longo das últimas décadas. Além disso, surgiram muitas propostas relacionadas à redução dos impactos das externalidades ambientais geradas pelos meios de produção. Dessa forma, este trabalho faz a contextualização histórica do tema e analisa como este é abordado pela economia e pela engenharia, além de relacioná-lo com os aeroportos. Identificadas essas expressões das externalidades, passa-se a tratar especificamente das emissões de poluentes atmosféricos pelo setor de aeroportos. Para isso, as maneiras como órgãos regulamentadores mundiais e nacionais tentam reduzir as emissões de poluentes atmosféricos também são exploradas. Além disso, aborda-se a evolução histórica da legislação ambiental brasileira e exploram-se as maneiras que o meio ambiente vem sendo tratado juridicamente no Brasil ao longo do tempo. Feita a abordagem dos marcos regulatórios sobre as emissões de poluentes atmosféricos, são estudados exemplos de aeroportos em outros países que possuem resultados melhores em relação às emissões. Soma-se a isso uma simulação numérica da redução de emissões de poluentes atmosféricos para o Aeroporto de Manaus. Por fim, são feitas recomendações a óHôrgãos mundiais e ao Estado brasileiro para reduzir as emissões de poluentes atmosféricos nos aeroportos.

Abstract:

The concern about a sustainable relationship between the environment and the development of the society began a worldwide theme over the last decades. Besides that, a lot of proposals have emerged related to reduction of the impacts of environmental externalities generated by means of production. Thus, this research makes the historical contextualization of the theme, and analyze how it’s approached by economics and engineering, as well as relating it to airports. Once theses expressions of externalities were identified, this research started to deal specifically the air pollutant emissions. To this end, the ways in which the global and national regulators try to reduce the air pollutant emissions are also explored. In addition, the research addresses the historical evolution of Brazilian environmental legislation and explores the ways in which the environmental has been treated legally in Brazil over time. Once the approach of the legislation about air pollutant emissions was made, examples of airports at other countries which have better results of emissions were studied. In addition, a mathematical simulation about the reduction of air pollutant emissions at Manaus Airport were added to this work. Finally, recommendations are made to world agencies and the Brazilian state to reduce air pollutant emissions at airports.