Divisão de Engenharia Civil Ano: 2019

(Turma 2019, TGs 2019)

Análise de desempenho do sistema do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) por meio da modelagem matemática no campo da pesquisa operacional (pdf 4,45 MB)

Autor: Eduardo Campos Silva

Orientador(es): Marcelo Xavier Guterres

Relator(es): Cláudia Azevedo Pereira

Ano: 2019

Resumo:

O desenvolvimento de modelos de localização tem apresentado um papel importante no aprimoramento dos sistemas de atendimento de emergência. Suas aplicações têm uma consequência direta no nível operacional de um sistema real: a redução do tempo de atendimento e, principalmente, do tempo de resposta a um chamado de ocorrência. A escolha de um modelo adequado tem se mostrado eficaz na análise da eficiência de serviços de atendimento emergenciais. O presente trabalho efetua uma análise de desempenho do SAMU de Bagé, Rio Grande do Sul, aplicando-se o modelo hipercubo de filas. Esse modelo matemático probabilístico realiza a análise a partir do cálculo e avaliação de medidas de desempenho, considerando o caráter estocástico do processo de chegadas e atendimento de chamadas. A partir da validação do modelo, criaram-se cenários alternativos ao atual sistema presente na cidade, trazendo resultados teóricos positivos.

Abstract:

The development of location models has played an important role in improving emergency care systems. Its applications have a direct consequence on the operational level of a real system: the attendance time reduction and, mainly, the response time to an occurrence call reduction. Choosing an appropriate model has been shown to be effective in analyzing the emergency care services efficiency. The present work performs a performance analysis of the SAMU of Bagé, Rio Grande do Sul, applying the hypercube queuing model. This probabilistic mathematical model performs the analysis by the calculation and evaluation of performance measures, considering the stochastic character of the arrivals and call handling process. From the model validation, alternative scenarios were created to the current system present in the city, bringing positive theoretical results.