Divisão de Engenharia Civil Ano: 2019
(Turma 2019, TGs 2019)
Estudo sobre a acessibilidade aos aeroportos no Brasil e seus impactos (pdf 1,56 MB)
Autor: Álvaro Gonçalves Campos
Orientador(es): Marcelo Xavier Guterres
Relator(es): Giovanna Miceli Ronzani Borille
Ano: 2019
Resumo:
O adequado funcionamento de um aeroporto pressupõe o correto funcionamento de diversas etapas que vão desde a chegada de passageiros e cargas até a decolagem ou pouso de uma aeronave. Este complexo fluxo de atividades interconectadas fazer do aeroporto uma robusta estrutura repleta de diferentes procedimentos e, eventualmente, gargalos operacionais. O presente estudo analisa a acessibilidade terrestre de seis dos maiores aeroportos brasileiros em movimentação de passageiros anual com foco na percepção dos usuários com vias de determinar quais aeroportos são mais eficientes e poderiam servir como referência para os demais. Neste estudo, a eficiência dos aeroportos é medida por meio de uma Análise por Envoltória de Dados (DEA), uma metodologia não-paramétrica, onde são consideradas as características de cada aeroporto referentes a acessibilidade terrestre, como os custos de cada modal de transporte, o tempo de translado e a disponibilidade de meio-fio, e as avaliações que cada aeroporto recebeu dos passageiros em termos de acessibilidade terrestre por meio de pesquisas realizadas pela Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) e pela Secretaria de Aviação Civil (SAC). Constata-se quais aeroportos são mais eficientes nesses aspectos, como a acessibilidade por transporte público, por carro próprio e por táxi, e determina-se metas para que cada um dos aeroportos analisados pudesse atingir os mesmos padrões dos demais, realizando-se um benchmarking entre os aeroportos analisados. Abstract:
The appropriate functioning of an airport presupposes the correct operation of several stages ranging from the arrival of passengers and cargo to the takeoff or landing of an aircraft. This complex flow of interconnected activities makes the airport a robust structure full of different procedures and eventually operational bottlenecks. The present study analyzes the land accessibility of six of the largest Brazilian airports in annual passenger movement, with focus on the perception of users to determine which airports are most efficient and could serve as a reference for the others. In this study, the efficiency of airport is measured by a Data Envelopment Analysis (DEA), a non-parametric methodology, where the characteristics of each airport regarding land accessibility are considered, such as the costs of each mode of transport, travel time and curb availability, and the assessments each airport has received from passengers for ground accessibility through surveys conducted by the Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) and the Secretaria de Aviação Civil (SAC). Checks which airports are most efficient in these aspects, such as accessibility by public transport, by car and by taxi, and goals are set so that each of the airports analyzed could reach the same standards as the others, performing a benchmarking between the airports analyzed.