Divisão de Engenharia Civil Ano: 2014

(Turma 2014, TGs 2014)

Comparação entre métodos de dimensionamento de sistemas de drenagem em aeródromos (pdf 3,3 MB)

Autor: Nathana Alcântara Lima

Orientador(es): Nadiane Smaha Kruk

Relator(es): Íria Fernandes Vendrame

Ano: 2014

Resumo:

No Brasil, para o dimensionamento de sistemas de drenagem urbana, é comum que sejam utilizados o Método Racional, quando as bacias de contribuição são pequenas, e o Método SCS (Soil Conservation Service), quando as áreas são maiores. Para os projetos de infraestrutura aeroportuária, por não existir regulamentação nacional, é comum que sejam utilizadas as recomendações da Federal Aviation Administration (FAA) para os projetos de drenagem. A FAA recomenda a utilização de três métodos para realização do dimensionamento de um sistema. O primeiro deles é o Método Racional, recomendado para áreas de contribuição menores que 0,8 kmē. O Método SCS é recomendado para áreas maiores que 8,0 kmē. O método do United States Geological Survey (USGS), conhecido como USGS Equações de Regressão também é recomendado, mas só se aplica aos Estados Unidos. O presente trabalho tem como objetivo estudar e comparar as metodologias de dimensionamento de sistemas de drenagem em aeródromos utilizando o Método Racional e o Método SCS. Os métodos foram aplicados para um aeroporto cuja área se localiza na faixa entre 0,8 kmē e 8,0 kmē, onde não há recomendação da FAA para localidades onde o USGS não se aplica. Os resultados mostraram algumas incertezas na utilização dos métodos. Não foi observada uma tendência que correlacione o método utilizado com as áreas de contribuição e com os tempos de concentração. Foi visível uma forte dependência dos resultados com os coeficientes de runoff utilizados pelo Método Racional. Foi possível observar que, variando-se seus parâmetros, o Método SCS apresentou vazões maiores que o Método Racional ou o contrário. Devido às incertezas observadas na aplicação dos métodos e pela maior facilidade de aplicação do Método Racional, recomenda-se o uso deste para dimensionamento de sistemas de drenagem em aeroportos em áreas de até 2,0 km2. Acima deste limite, alguns autores não recomendam a aplicação deste método, e outras metodologias devem ser avaliadas.
 

Abstract:

In Brazil, for the design of urban drainage systems, it is common to apply the Rational Method, when the basins of contribution are small, and the SCS Method (Soil Conservation Service), when the areas are larger. For airport infrastructure projects, because the lack of national regulation, it is common to use the recommendations of the Federal Aviation Administration (FAA) for drainage projects. The FAA recommends the use of three methods for design a drainage system. The first of them is the Rational Method, recommended for areas of contribution smaller than 0,8 kmē. The SCS Method is recommended for areas larger than 8,0 kmē. The method of the United States Geological Survey (USGS), known as USGS Regression Equations is also recommended, but it is only applied to the United States. The present work aims to study and compare the methodologies of drainage systems design using the Rational Method and the SCS method. The methods were applied to an the airport with an area between 0,8 kmē and 8,0 kmē, where there is no recommendation from the FAA. The results showed some uncertainties using the methods. A correlation between the methods used and the areas of contribution and the time of concentration was not observed. It was identified a strong dependence of the results with the runoff coefficients used by Rational Method. Varying their parameters, the SCS method showed higher outflows than the Rational Method or otherwise. Due to uncertainties observed in the application of the methods and the easiness of application of Rational Method, it is recommended its use for design drainage systems at airports in areas up to 2,0 kmē. Above this limit, some authors do not recommend this method, and other methods should be evaluated.