Divisão de Engenharia Civil Ano: 2011
(Turma 2011, TGs 2011)
Título: Ferrovias: Aspectos Técnicos de Projeto (pdf 956 kB)
Autor: Samuel Menezes Albuquerque
Orientador(es): Cap Eng Ronaldo
Relator(es): Régis
Ano: 2011
Resumo:
O Brasil vive um momento de perspectivas de grande crescimento em diversos setores
da economia. Dados da Confederação Nacional da Indústria (CNI) apontam um aumento
médio do Produto Interno Bruto (PIB) de 5,5% para os próximos 15 anos. Isso se dará, em
parte, devido ao aumento das fronteiras agrícolas e minerais, e também pela exploração de
petróleo nas recém-descobertas camadas do pré-sal. É nesse aspecto que as ferrovias têm
importante papel a desempenhar no transporte de carga nacional. Com uma malha de apenas
29.817 km, mesma extensão verificada em 1923, o Brasil necessita de vultosos investimentos
no setor ferroviário para conseguir atender de maneira adequada o crescimento da demanda.
Este Trabalho de Graduação tem como objetivo apresentar alguns aspectos técnicos
relacionados a projetos de ferrovias, descrevendo elementos da superestrutura ferroviária, tais
como os diferentes tipos de trilhos e dormentes e como a adoção da bitola da via permanente
implica em sua construção e operação. Também são apresentadas algumas características dos
metrôs, do Trem de Alta Velocidade (TAV) e dos Veículos Leve sobre Trilhos (VLT). Por
fim, é realizada uma comparação entre alguns aspectos de projetos de ferrovias e rodovias no
que diz respeito principalmente à geometria das vias.
Abstract:
Brazil is experiencing a time of great growth prospects in diverse sectors of the
economy. Data from the National Industry Confederation (CNI) reported an average growth
of Gross Domestic Product (GDP) of 5.5% for the next 15 years. This is, in part, due to the
increase of the agricultural boundaries and minerals, but also due to oil in the newly
discovered pre-salt layers. In this context, the railways have an important role to play in the
national freight transportation. With a mesh of only 29,817 km, the same extension regarded
in 1923, Brazil needs massive investments in the railway sector to be able to meet adequately
the growing demand.
This graduate work aims to present some technical aspects related to projects of
railways, featuring elements of the railway superstructure, such as different types of rails and
sleepers and how the adoption of the gauge of the permanent way implies its construction and
operation. It is also presented some characteristics of the subways, the High Speed Train
(HST) and Light Rail Vehicle (LRV). Finally, it is performed a comparison between some
aspects of highway and railroad projects with regard mainly to the geometry of the roads.