Divisão de Engenharia Civil Ano: 2010
(Turma 2010, TGs 2010)
Título: Avaliação de Alternativas para a Concessão da Infraestrutura Aeroportuária Brasileira (pdf 3,4 MB)
Autor: Gabriel de Sá Meira de Araújo
Orientador(es): Anderson
Relator(es): Alessandro
Ano: 2010
Resumo:
O desenvolvimento da indústria do transporte aéreo brasileiro nos últimos anos,
fundamentado no crescimento econômico do país e na desregulação das companhias
aéreas, apresentou as deficiências estruturais na malha aérea nacional. Em termos de
distribuição e de quantidade de aeroportos, o Brasil está entre os países mais completos
do mundo, entretanto, a capacidade dos seus principais aeroportos está aquém da
demanda atual, e certamente não atenderá com níveis de qualidade e eficiência
adequados à utilização dos próximos anos.
Considerando a necessidade vultosa de investimentos financeiros para aumentar
a capacidade dos principais aeroportos nacionais, diversas alternativas adotadas no
exterior são consideradas para o cenário nacional, - entre elas, a abertura de capital da
Infraero, ou de grupos de aeroportos.
O presente estudo analisou a abertura de capital da Infraero completa e de
grupos de aeroportos - como uma das maneiras de garantir à Companhia os recursos
necessários para implantar no país o ambicioso plano de investimentos necessário. E
além disso, manter o controle governamental da malha aeroportuária no médio e curto
prazo, sem que todo o investimento necessário aos grandes aeroportos do país venha dos
recursos da União.
Abstract:
The development of Brazilian air transportation industry in recent years, based
on the country's economic growth and the deregulation of airlines, had structural
weaknesses in the domestic air network. In terms of distribution and number of
airports, Brazil is among the most complete in the world, however, the capacity of its
main airports falls short of current demand, and certainly not meet with standards of
quality and efficiency suitable for use the next years.
Considering the need for bulky investments to increase capacity of the main
domestic airports, several alternatives are considered to be adopted abroad to the
national scene - among them, the initial public offering (IPO) of Infraero, or groups of
airports.
This study examined the Infraero's IPO and the IPO of small groups of airports -
as a way of ensuring the Company the resources needed to deploy the country's
ambitious Capex required for the next years. And besides, to keep the government
control of the airport network in the short and medium term, without all the investment
needed for large airports in the country come from the resources of the Federal
Government.