Divisão de Engenharia Civil Ano: 2010

(Turma 2010, TGs 2010)

Título: Avaliação de Alternativas para a Concessão da Infraestrutura Aeroportuária Brasileira (pdf 3,4 MB)

Autor: Gabriel de Sá Meira de Araújo

Orientador(es): Anderson

Relator(es): Alessandro

Ano: 2010

Resumo:

O desenvolvimento da indústria do transporte aéreo brasileiro nos últimos anos, fundamentado no crescimento econômico do país e na desregulação das companhias aéreas, apresentou as deficiências estruturais na malha aérea nacional. Em termos de distribuição e de quantidade de aeroportos, o Brasil está entre os países mais completos do mundo, entretanto, a capacidade dos seus principais aeroportos está aquém da demanda atual, e certamente não atenderá com níveis de qualidade e eficiência adequados à utilização dos próximos anos. Considerando a necessidade vultosa de investimentos financeiros para aumentar a capacidade dos principais aeroportos nacionais, diversas alternativas adotadas no exterior são consideradas para o cenário nacional, - entre elas, a abertura de capital da Infraero, ou de grupos de aeroportos. O presente estudo analisou a abertura de capital da Infraero completa e de grupos de aeroportos - como uma das maneiras de garantir à Companhia os recursos necessários para implantar no país o ambicioso plano de investimentos necessário. E além disso, manter o controle governamental da malha aeroportuária no médio e curto prazo, sem que todo o investimento necessário aos grandes aeroportos do país venha dos recursos da União.

Abstract:

The development of Brazilian air transportation industry in recent years, based on the country's economic growth and the deregulation of airlines, had structural weaknesses in the domestic air network. In terms of distribution and number of airports, Brazil is among the most complete in the world, however, the capacity of its main airports falls short of current demand, and certainly not meet with standards of quality and efficiency suitable for use the next years. Considering the need for bulky investments to increase capacity of the main domestic airports, several alternatives are considered to be adopted abroad to the national scene - among them, the initial public offering (IPO) of Infraero, or groups of airports. This study examined the Infraero's IPO and the IPO of small groups of airports - as a way of ensuring the Company the resources needed to deploy the country's ambitious Capex required for the next years. And besides, to keep the government control of the airport network in the short and medium term, without all the investment needed for large airports in the country come from the resources of the Federal Government.