Divisão de Engenharia Civil
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Título: Análise de Desempenho das Aeronaves da Aviação Regional.
Autor: Filipe Augusto Cinque de Proença Franco
Orientadores: Arquiteta Ana Lúcia da Costa Carvalho e Prof. Carlos Müller
Ano: 1993
Resumo:
Segundo a portaria do MAer 1.141 / GM5, para a determinação do comprimento básico de uma pista de pouso e decolagem de um aeródromo a ser construído,deve-se consultar os ábacos da aeronave de projeto nas condições padrão: temperatura ISA, nível do mar, gradiente de pista nulo e vento nulo.
Quando esse aeródromo já existe, para a determinação do código da pista faz-se necessário identificar a aeronave crítica,consultando, portanto, ábacos de várias aeronaves para identificar qual delas opera mais eficientemente no aeródromo, baseado na relação comprimento de pista - peso de decolagem.
Cada aeronave possui vários ábacos de desempenho para diversas situações operacionais, principalmente flaps variados para a decolagem. A escolha de um ou outro flap pode acarretar em uma mudança no comprimento básico da pista que às vezes implica em uma mudança no código da pista. Cabe ressaltar que o código de referência da pista é de suma importância para o planejamento dos aeroportos, tendo em vista que o Plano Básico de Zona de Proteção é dimensionado tendo em função este código.
Desta forma, esse trabalho visa facilitar a atividade dos planejadores no que se refere à consultados manuais das aeronaves, reunindo em tabelas todas as informações necessárias para a determinação do comprimento de pistas de pouso relativas às aeronaves utilizadas na aviação regular de caráter regional. Quanto aos diversos procedimentos de decolagem serão utilizados aqueles que as empresas aéreas operam com maior freqüência e eficiência.