Divisão de Engenharia Civil
|
|
Título: Fator Capacidade de Operação para o Aeroporto de Congonhas: Viabilidade Técnica
Autores: Jiro Hashizume, Luiz Kasumi Miyada e Paulo Kazuyoshi Hagihara
Orientadores: Prof. Carlos Müller e Prof. Cláudio Jorge Pinto Alves
Ano: 1979
Resumo:
Este trabalho apresenta algumas alternativas de mudança na Área de Movimento do Aeroporto de São Paulo (Congonhas), analisando comparativamente seu desempenho atual e aquele que, teoricamente, pode ser atingido, considerando cada sugestão. Aspectos operacionais, funcionais e as limitações do terreno (topografia e localização) levaram à indicação de uma das proposições apresentadas.
Os estudos do desempenho, em termos de Capacidade e Espera Média Horária, em cada situação real ou proposta, foram conduzidos baseados em resultados teóricos obtidos da aplicação do método da FAA para estimativa destes parâmetros. A escolha do método foi efetivada no confronto entre resultados por este fornecidos, os previstos pelo método da STBA e observados na prática.
Para aplicação dos Métodos, necessário se fez a caracterização física e operacional do Aeroporto, assim como a determinação do comportamento da demanda nos horários críticos, definindo os parâmetros básicos, às análises teóricas, utilizados nos estudos comparativos e avaliação do desempenho em cada situação proposta.