Divisão de Engenharia Civil
|
MOG-57 Marketing em Engenharia
Importância do marketing na Engenharia. Tarefas e conceitos associados ao marketing. Sistema e meio-ambiente. O composto do marketing: os 4 P's. Marketing estratégico. Mercado consumidor, produtor, revendedor governamental e internacional. Demanda e potencial da empresa. Mensuração e previsão de demanda de mercado. Segmentação do mercado e definição de objetivos da empresa. Planejamento de marketing. Aspectos da formulação estratégica de produto, marca, novo produto (ou serviço) e ciclo de vida. Comunicações, promoção e propaganda. Tendências no marketing. Estudo de casos. Marketing pessoal: comunicação e liderança.
Bibliografia:
Carga horária semanal: Teoria: 3 Exercício/Laboratório/Projeto: 0 Extra-classe (estimativa): 3
Requisito: Não há;
Disciplina (optativa) oferecida ao: 5o ano (1o semestre)
Esta disciplina é de responsabilidade de outra Divisão do ITA: Mecânica
Responsável (teoria): Professor Cláudio Jorge Pinto Alves