Disciplinas da Graduação da Infra 2005

MOG-57 Marketing em Engenharia

Importância do marketing na Engenharia. Tarefas e conceitos associados ao marketing. Sistema e meio-ambiente. O composto do marketing: os 4 P's. Marketing estratégico. Mercado consumidor, produtor, revendedor governamental e internacional. Demanda e potencial da empresa. Mensuração e previsão de demanda de mercado. Segmentação do mercado e definição de objetivos da empresa. Planejamento de marketing. Aspectos da formulação estratégica de produto, marca, novo produto (ou serviço) e ciclo de vida. Comunicações, promoção e propaganda. Tendências no marketing. Estudo de casos. Marketing pessoal: comunicação e liderança.

Bibliografia:

  1. Kotler, P., Administração de Marketing, Atlas, São Paulo, 1998.
  2. Westwood, J., O plano de marketing, Makron, São Paulo, 1991.
  3. Heller, R., Marketing pessoal, McGraw-Hill, São Paulo, 1990.

Carga horária semanal: Teoria: 3 Exercício/Laboratório/Projeto: 0 Extra-classe (estimativa): 3

Requisito: Não há;

Disciplina (optativa) oferecida ao: 5o ano (1o semestre)

Esta disciplina é de responsabilidade de outra Divisão do ITA: Mecânica

Responsável (teoria): Professor Cláudio Jorge Pinto Alves


Disciplinas