Processo Seletivo ITA 2022 - 1º Semestre
Mestrado e Doutorado
Chamada
Inscrições de 1 de setembro até 15 de outubro de 2021
Ingresso no primeiro semestre de 2022

O Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) abriu vagas para o Mestrado e Doutorado em seu Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Infraestrutura Aeronáutica (PG-EIA), nas áreas de Transporte Aéreo e Aeroportos e de Infraestrutura Aeroportuária.

Os setores de transporte aéreo e aeroportos são fundamentais para a economia brasileira. A demanda por profissionais e pesquisadores qualificados na área vem sendo impulsionada não apenas por programas governamentais e privatizações, mas também pela dinâmica empresarial desta indústria e de setores relacionados, como os de fabricação de aeronaves, combustíveis e construção civil. Além disso, toda a questão ambiental que envolve a atividade, desde a emissão de poluentes até o ruído aeronáutico, em contexto de mudanças globais, e as questões relacionadas à infraestrutura nacional, causam preocupações das autoridades responsáveis e representam desafios aos empresários do setor. Os cursos de Mestrado e Doutorado nas áreas de Transporte Aéreo e Aeroportos e em Infraestrutura Aeroportuária do ITA foram criados para atender essa necessidade estratégica do país, conferindo aos alunos a oportunidade única de se qualificarem em um campo emergente e fascinante do saber científico.

O PG-EIA possui as seguintes linhas de pesquisa: Aeroportos, Transporte Aéreo, Engenharia de Tráfego Aéreo, Sistemas de Transportes, Engenharia de Pavimentos, Estruturas, Geomecânica Computacional, Geossintéticos, Hidrogeotecnia Ambiental, Infraestrutura Sanitária, Recursos Hídricos, Saneamento Ambiental e Tecnologia de Solos Tropicais. É o único Programa de Pós-Graduação do Brasil, e um dos poucos do mundo, dedicado ao estudo da problemática do setor aéreo e suas questões operacionais, gerenciais e ambientais. Maiores informações sobre o PG-EIA, suas áreas, linhas de pesquisa e professores podem ser encontradas em www.civil.ita.br/posgrad.

Há vagas para alunos que pretendem se dedicar em tempo integral e exclusivo ao curso (Aluno Regular), para alunos com dedicação em tempo parcial (Aluno Especial) e para alunos da graduação do ITA candidatos ao programa mestrado-graduação (Aluno PMG).


Inscrições:

As inscrições serão feitas pela internet em: Página da Pós-Graduação do ITA.


Etapas do exame de ingresso no PG-EIA:

1. Avaliação curricular;

2. Avaliação de Proposta de Pesquisa;

3. Prova escrita; e

4. Entrevista.

Seguem informações detalhadas:

1. Avaliação curricular: a avaliação curricular é feita tendo como base toda a documentação submetida pelo candidato no ato da inscrição. Um dos requisitos é o currículo na plataforma Lattes. Para maiores informações, e uma lista completa dos documentos a serem submetidos no ato da inscrição para o processo seletivo, conferir a Página da Pós-Graduação do ITA.

2. Avaliação de Proposta de Pesquisa: Clique aqui para baixar o modelo para a proposta de pesquisa em vigência no PG-EIA. A proposta deve ser preparada pelo candidato, discutida com um professor do PG-EIA, e fornecida no ato de inscrição.

3. Prova escrita: Conforme instruções na Página da Pós-Graduação do ITA. No PG-EIA o candidato que não obtiver ao menos 5,0 (50%) na prova de lógica e matemática básica será desclassificado. Especificamente para os alunos de mestrado será aplicada uma prova de língua inglesa. Versões anteriores das provas podem ser encontradas na Memória do Processo Seletivo.

4. Entrevista: A entrevista ocorrerá de maneira virtual no mesmo dia da prova escrita (ver a Página da Pós-Graduação do ITA), somente para os candidatos aprovados nas etapas anteriores. Sugere-se que os candidatos reservem o período da tarde, dispondo de infraestrutura adequada para chamada de vídeo nas plataformas mais comuns no mercado (ex.: Meet, Zoom, etc.). A convocação será realizada por e-mail após a correção da prova escrita. Na entrevista, serão levantados aspectos do currículo do candidato, de seu potencial como pesquisador e de sua Proposta de Pesquisa.


Informações adicionais: