Processo Seletivo 2019
ITA 2019
Mestrado e Doutorado
Chamada
Inscrições de 03 de setembro até 15 de outubro de 2018
Ingresso no primeiro semestre de 2019

O Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) abriu vagas para o Mestrado e Doutorado em seu Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Infraestrutura Aeronáutica (PG-EIA), nas áreas de Transporte Aéreo e Aeroportos e de Infraestrutura Aeroportuária.

Os setores de transporte aéreo e aeroportos são fundamentais para a economia brasileira. A demanda por profissionais e pesquisadores qualificados na área vem sendo impulsionada não apenas por programas governamentais e privatizações, mas também pela dinâmica empresarial desta indústria e de setores relacionados, como os de fabricação de aeronaves, combustíveis e construção civil. Além disso, toda a questão ambiental que envolve a atividade, desde a emissão de poluentes até o ruído aeronáutico, em contexto de mudanças globais, e as questões relacionadas à infraestrutura nacional, causam preocupações das autoridades responsáveis e representam desafios aos empresários do setor. Os cursos de Mestrado e Doutorado nas áreas de Transporte Aéreo e Aeroportos e em Infraestrutura Aeroportuária do ITA foram criados para atender essa necessidade estratégica do país, conferindo aos alunos a oportunidade única de se qualificarem em um campo emergente e fascinante do saber científico.

O PG-EIA possui as seguintes linhas de pesquisa: Aeroportos, Transporte Aéreo, Engenharia de Tráfego Aéreo, Sistemas de Transportes, Engenharia de Pavimentos, Estruturas, Geomecânica Computacional, Geossintéticos, Hidrogeotecnia Ambiental, Infraestrutura Sanitária, Recursos Hídricos, Saneamento Ambiental e Tecnologia de Solos Tropicais. É o único Programa de Pós-Graduação do Brasil, e um dos poucos do mundo, dedicado ao estudo da problemática do setor aéreo e suas questões operacionais, gerenciais e ambientais. Maiores informações sobre o PG-EIA, suas áreas, linhas de pesquisa e professores podem ser encontradas em www.civil.ita.br/posgrad.

Há vagas para alunos que pretendem se dedicar em tempo integral e exclusivo ao curso (Aluno Regular), para alunos com dedicação em tempo parcial (Aluno Especial) e para alunos da graduação do ITA candidatos ao programa mestrado-graduação (Aluno PMG).

As inscrições poderão ser feitas pessoalmente ou via correio. Maiores informações na íntegra da chamada do Processo Seletivo [arquivo pdf Processo Seletivo 2019-1].