Manual de Elaboração do Projeto de Pesquisa
Processo Seletivo Doutorado/PG-EIA

O Projeto de Pesquisa é o instrumento de Planejamento Estratégico de um programa de Doutorado. É fundamental que todos os candidatos ao Doutorado do PG-EIA se pautem pelas melhores práticas científicas possíveis. O Projeto de Pesquisa deve possuir formato acadêmico, buscando expor um tema de pesquisa de interesse do candidato e que tenha sido largamente articulado e discutido previamente com um potencial professor orientador do próprio PG-EIA.


O Projeto de Pesquisa deve conter, obrigatoriamente:

  1. folhas de rosto (duas, sendo uma em português e outra em inglês) contendo título do projeto de pesquisa proposto, nome do candidato e do orientador, instituição sede e resumo de 20 linhas.
  2. enunciado do problema;
  3. desafios científicos e tecnológicos e os meios e métodos para superá-los;
  4. recursos do projeto;
  5. disseminação do conhecimento;
  6. cronograma; e
  7. referências.


Abaixo seguem sugestões para a elaboração de cada uma das seções do Projeto de Pesquisa de Doutorado. Os elementos levantados em cada seção são apenas sugestivos, não possuindo caráter mandatório. Entretanto, os Projetos de Pesquisa melhor avaliados no Processo Seletivo do PG-EIA serão aqueles que atenderem com qualidade suficiente ao maior número de itens apontados em cada uma das seções a seguir. Serão levados em consideração, na avaliação da qualidade intrínseca do Projeto de Pesquisa: a escrita científica, a forma do documento, o poder de convencimento e de síntese do candidato, o devido conhecimento e embasamento do Projeto em literatura relevante da área e a motivação e justificativa do tema.


i) Folhas de rosto
O projeto deve apresentar duas folhas de rosto, sendo uma em português e outra em inglês. A qualidade da tradução para o inglês será avaliada. As folhas de rosto conterão os seguintes elementos:

ii) Enunciado do problema
Nesta parte do Projeto de Pesquisa, o candidato deverá apresentar um texto de forma a endereçar às seguintes perguntas:

iii) Desafios científicos e tecnológicos e os meios e métodos para superá-los
Nesta seção, o candidato deverá:

iv) Recursos do projeto
Nesta seção, o candidato deverá:

v) Disseminação do conhecimento
Nesta seção, o candidato deverá:

vi) Cronograma
Nesta seção, o candidato deverá:

vii) Referências
Nesta seção, o candidato deverá: