Disciplinas de Pós-Graduação da Civil 2022

IT-232 Ocupação e uso do solo urbano em áreas no entorno de aeroportos

Estudo da ocupação e do uso do solo em áreas no entorno de aeroportos. Os impactos da aplicação da legislação de controle do uso e da ocupação do solo – Plano Diretor urbano; Lei de Zoneamento municipal; Código de Obras e Licenciamento Ambiental. A Nova Legislação Federal – RBAC 161 e suas instruções normativas para o zoneamento de ruído e as restrições para a ocupação e o uso dos solos decorrentes. A expansão urbana como consequência do uso e da ocupação inapropriados das áreas próximas aos aeroportos, instrumentos de sua fiscalização e planejamento. Uso de Sistemas de Informação Geográfica para verificação de sobreposições de áreas de usos conflitantes.

Bibliografia:

  1. Fang, Y., Shandas, V., & Arriaga Cordero, E. (2014). Spatial Thinking in Planning Practice: An Introduction to GIS. Portland State University Library.
  2. Kasarda, J. D., & Lindsay, G. (2011). Aerotropolis: the way we'll live next. Macmillan.
  3. RBAC 161 - Planos de Zoneamento de Ruído de aeródromos – PZR.

Plano de disciplina (fornecido pelo docente responsável em 2016)

Carga horária semanal:

Créditos (máximo): 3

Requisito exigido: Não há

Requisito recomendado: Não há

Responsável (teoria): Gustavo Sobreiro Santos

Responsável (teoria): Analista C&T Rogéria de Arantes Gomes Eller


Material extra (acesse o material de todos os anos):


Disciplinas


Observação: Notar que o material extra eventualmente disponibilizado é fornecido pelo docente ou pela respectiva coordenação de pós-graduação. Todo o material enviado ao webmaster é publicado prontamente.