Estrutura Curricular

A aceitação do candidato ao mestrado ou doutorado tem por base a cuidadosa avaliação de currículo, com ênfase no desempenho acadêmico. Os alunos aceitos são, automaticamente, candidatos a bolsas de estudos institucionais da CAPES, entre outras possibilidades (CNPq e FAPESP). Recomenda-se que os candidatos inscrevam-se o mais cedo possível, conforme instruções contidas na homepage da Divisão de Pós-Graduação do ITA.

Enquanto não for definido o orientador de tese para o aluno iniciante, será indicado pelo Coordenador de Área, ouvido o aluno, um Orientador Acadêmico para auxiliá-lo na elaboração de seu "Programa de Estudos Individual".

O aluno de mestrado ou doutorado deverá participar em todos os semestres dos Seminários de Tese, apresentando semestralmente uma vez o seu trabalho a uma comissão designada pelo Coordenador de Área e composta pelo orientador e por um professor da pós-graduação ou profissional Doutor ativo na área de estudos do aluno (relator). O aluno pode receber por essa apresentação um conceito S (Satisfatório) ou um conceito NS (Não Satisfatório).

O Exame de Qualificação para Doutorado deverá ser realizado até o final do sexto semestre contado a partir da primeira matrícula. O candidato será examinado oralmente pela Comissão de Qualificação sobre o trabalho da Tese e princípios básicos de sua Área de Concentração ou Programa de Estudos. Ao aluno aprovado no exame de qualificação será atribuído o conceito S e ao reprovado o conceito NS, sendo permitida a repetição do exame apenas uma vez.

 

A relação de matérias pode ser obtida no site da Pós-Graduação do ITA