Divisão de Engenharia Civil Ano: 2024

(Turma 2024, TGs 2024)

Uso de visão computacional no mapeamento de tarefas de hangares de manutenção aeronáutica (pdf 23 MB)

Autor: Rafaella Carmo dos Santos

Orientador(es): Henrique Costa Marques

Relator(es): Evandro José da Silva

Ano: 2024

Resumo:

A disponibilização de novas ferramentas relacionados à visão computacional e detecção de objetos possibilita uma ampla gama de aplicações capazes de melhorar o mundo contemporâneo. Nesse contexto, o mapeamento de atividades em ambientes industriais e de defesa %, e o uso da realidade aumentada como uma facilitadora de processos (diminuindo tempo de execução, possibilitando a identificação e a redução de erros) para a identificação de contexto de manutenção aeronáutica e a diminuição de riscos é objeto de estudo que, antes, seria considerado inviável. Busca-se, nesse relatório, a integração de ferramentas de visão computacional para o mapeamento de ações e objetos que compõem os hangares de manutenção, com o objetivo de alcançar o reconhecimento computacional das etapas críticas (temporalmente e probabilisticamente com maior risco) para que, posteriormente, sejam indicadas arquiteturas tecnológicas capazes de suprir a criticidade das operações.

Abstract:

The availability of new tools related to computer vision and object detection enables a wide range of applications capable of improving the contemporary world. In this context, the mapping of activities in industrial and defense environments, and the use of augmented reality as a facilitator of processes (reducing execution time, enabling the identification and reduction of errors) for the identification of contexts in aeronautical maintenance and risk mitigation, is a subject of study that, in the past, would have been considered unfeasible. This report aims to integrate computer vision tools for mapping actions and objects within maintenance hangars, with the goal of achieving computational recognition of critical stages (both temporally and probabilistically, with higher risk) to subsequently propose technological architectures capable of addressing operational criticality. Thus, this work integrates OpenCV, YOLOv8, and a simulation of a maintenance hangar in Unity, providing a basis for implementation in a real hangar. This integration enables data capture and interpretation in such an environment, as well as a feasibility analysis of task mapping.