Divisão de Engenharia Civil Ano: 2024

(Turma 2024, TGs 2024)

Data-driven approach for operational evaluation of airspace design (pdf 4,8 MB)

Autor: Gabriel Lessa de Araújo

Orientador(es): Mayara Condé Rocha Murça

Relator(es): Marcelo Xavier Guterres

Ano: 2024

Resumo:

O avanço do Gerenciamento de Tráfego Aéreo, com a implementação de novas estruturas de espaço aéreo, sistemas e procedimentos, é crucial para a melhoria do desempenho econômico e ambiental da aviação. Para isso, são necessárias avaliações operacionais detalhadas de diferentes soluções de desenho e gestão do espaço aéreo através de análise avançada de dados. Este estudo analisa as operações no espaço aéreo terminal para os principais aeroportos brasileiros usando dados históricos de larga escala de rastreamento de voos e informações aeronáuticas. Primeiramente, um método de classificação de trajetória é desenvolvido para identificar o uso real de procedimentos operacionais padrão de chegada pelos voos. Diversos indicadores de desempenho são então propostos para avaliar o uso real da estrutura do espaço aéreo terminal e quantificar a eficiência e a conformidade das trajetórias de voo. Os resultados revelam uma distribuição não uniforme do tráfego nos procedimentos de chegada para a maioria dos aeroportos, bem como uma elevada variabilidade de desempenho entre aeroportos e seus respectivos procedimentos. De forma geral, é possível observar que os procedimentos mais utilizados estão associados a níveis mais altos de conformidade da trajetória, enquanto aeroportos mais movimentados mostram trajetórias menos aderentes. Indicadores específicos são criados para avaliar o novo desenho de espaço aéreo, baseado no conceito Point Merge, no Aeroporto Internacional de São Paulo/Guarulhos. Os resultados mostram uma utilização significativa, porém desbalanceada, dos arcos de sequenciamento do sistema Point Merge para a absorção de atrasos durante as operações táticas. Destaca-se também preferências do controle de tráfego aéreo e oportunidades de aperfeiçoamento no gerenciamento de atrasos.

Abstract:

Advancing Air Traffic Management with the implementation of novel airspace structures, systems and procedures is crucial to enhancing the economic and environmental performance of aviation. This requires detailed operational evaluations of different airspace design and management solutions through advanced data analysis. This work analyzes the terminal airspace operations for the major Brazilian airports using large-scale historical aircraft tracking data and aeronautical information data. A trajectory classification method is first developed to identify the actual use of standard operational procedures by arrival traffic. Several performance indicators are then proposed to evaluate the actual utilization of the terminal airspace structure and to quantify trajectory efficiency and conformance. The results reveal an uneven distribution of traffic across arrival procedures for most airports and a high variability in performance across airports and their procedures. Overall, we observe that the most frequently used procedures are generally associated with higher levels of trajectory conformance, while busier airports show less adherent trajectories. Specific indicators are created to analyze the novel Point Merge airspace design at Sao Paulo/Guarulhos International Airport. The results show a significant but unbalanced utilization of the Point Merge sequencing legs for delay absorption during tactical operations. The findings also highlight air traffic control preferences and opportunities for further improvements in delay management.