Divisão de Engenharia Civil Ano: 2024
(Turma 2024, TGs 2024)
Ferramenta semiautomatizada para redução da movimentação de terra em pistas aeroportuárias (pdf 10,8 MB)
Autor: Alessandro Pimentel Mesquita
Orientador(es): Evandro José da Silva
Relator(es): Eduardo Moraes Arraut
Ano: 2024
Resumo:
O crescimento significativo da aviação regional no Brasil tem intensificado a demanda por novas infraestruturas aeroportuárias, evidenciando a necessidade de otimização nos projetos de implantação de novas pistas e aeródromos. A movimentação de terra representa um dos maiores desafios nesses projetos, sendo capaz de influenciar consideravelmente os custos, o tempo de execução e os impactos ambientais associados à terraplenagem. Nesse contexto, este trabalho propõe o desenvolvimento e a implementação de uma ferramenta semiautomatizada que visa reduzir o volume de terraplenagem na construção de pistas aeroportuárias e suas faixas adjacentes, utilizando Modelos Digitais e Elevação (MDE). A abordagem proposta está alinhada às diretrizes do "Manual de Apoio à Prospecção de Novos Sítios Aeroportuários Regionais", promovendo maior eficiência e sustentabilidade nas obras aeroportuárias. Assim, espera-se que a ferramenta contribua para a modernização dos processos de engenharia no setor de terraplenagem, reduzindo custos, prazos e impactos ambientais; além de atender às crescentes demandas da aviação regional brasileira. Abstract:
The significant growth of regional aviation in Brazil has intensified the demand for new
airport infrastructures, highlighting the need for optimization in the design of new runways
and aerodromes. Earthmoving represents one of the greatest challenges in these projects,
as it can considerably influence costs, execution time, and the environmental impacts
associated with earthworks. In this context, this work proposes the development and
implementation of a semi-automated tool that aims to reduce the volume of earthworks
in the construction of airport runways and their adjacent strips, using Digital Elevation
Models (DEMs). The proposed approach aligns with the guidelines of the "Manual for
Supporting the Prospecting of New Regional Airport Sites," promoting greater efficiency
and sustainability in airport construction. Thus, it is expected that the tool will contribute
to the modernization of engineering processes in the earthworks sector, reducing costs,
timelines, and environmental impacts, in addition to meeting the growing demands of
Brazilian regional aviation.