Divisão de Engenharia Civil Ano: 2022
(Turma 2022, TGs 2022)
Avaliação do fluxo de pedestres para extração de métricas de comportamento (pdf 1,36 MB)
Autor: Peter Targino Klein
Orientador(es): Evandro José da Silva e Paulo Ivo Braga de Queiroz
Relator(es): Marcelo Xavier Guterres
Ano: 2022
Resumo:
Com o desenvolvimento e a expansão do setor de serviço aeroportuário de transporte de passageiros, houve também o aumento do grau de exigências relacionadas a conforto e segurança. Uma destas exigências, impulsionada pela pandemia da COVID-19, foi em relação ao distanciamento físico entre determinado passageiro e seus vizinhos e à área efetivamente ocupada por este ao longo de sua travessia por dado trecho do Terminal de Passageiros. O presente trabalho utiliza conceitos e técnicas do campo da geometria computacional, em particular os Diagramas de Voronoi e as Triangulações de Delaunay, para avaliar a área de ocupação e influência de cada pessoa a cada instante de tempo durante suas passagens por diferentes cenários. Para tal, foi utilizada a Base de Dados de Fluxo de Pedestres disponibilizada pelo Centro de Pesquisa de Jülich (Alemanha) em seu sítio-web e a implementação dos Diagramas de Voronoi e das Triangulações de Delaunay correspondentes com três algoritmos distintos. É feita uma comparação entre os algoritmos selecionados em termos de eficiência computacional na Linguagem de Programação C++, a qual foi escolhida pela sua notória rapidez e possibilidade de aplicação em tempo real. Abstract:
With the development and the expansion of the airport passenger transportation service sector, also came the rise of the degree of demands related to ease and safeness. One of which, prompted up by the COVID-19 pandemic, was that of physical distancing between a given passenger and their neighbours and the actively occupied area by them along their passages across a given section of the passenger terminal. This current work makes use of concepts and techniques from the field of computational geometry, particularly that of Voronoi Diagrams and of Delaunay Triangulations, to evaluate the area of ??occupancy and influence of each person at each time instant during their crossings over different scenarios. For that end, it was made use of the Pedestrian Dynamics Data Archive database that is currently made available by the Research Center of Jülich (Germany) on their website and it was also made use of the implementation of the corresponding Voronoi Diagrams and Delaunay Triangulations with three distinct algorithms. A comparison is made between the selected algorithms in terms of computing efficiency in the C++ Programming Language, selected by its noteworthy speed and real time application possibilities