Divisão de Engenharia Civil Ano: 2021
(Turma 2021, TGs 2021)
Características socioeconômicas e comportamentais de passageiros: influências e correlações com o assento ocupado a bordo de aeronaves (pdf 2,60 MB)
Autor: Marcelo Gonçalves Concli
Orientador(es): Alessandro Vinícius Marques de Oliveira
Relator(es): Marcelo Xavier Guterres
Ano: 2021
Resumo:
Desde seu princípio, a indústria da aviação experimenta de maneira constante evolução e modernização em seus diversos pilares. Um dos assuntos que entra nessa jornada evolutiva é o layout ou disposição dos assentos, bem como a modernização dos materiais utilizados na construção deles. No aspecto da utilização de materiais, a busca sempre foi direcionada à redução de peso da aeronave. No aspecto de posicionamento, a otimização proposta e atualmente percebida na prática é o aumento da capacidade de transporte da aeronave, de maneira de que coloquem maior quantidade de assentos em menor área, para que se haja melhor diluição de custos da viagem pelo número de passageiros. Os recentes avanços dessa estrutura de pensamento estão sendo levados por uma geração que idealiza novos tipos de configuração. Como destaques e objeto de estudo, estão as configurações Skyrider e Checkerboard. A primeira traz uma proposta que tem por base alterar o assento para uma estrutura similar a um banco de bicicleta, na qual o encosto e assentos se alinham numa posição quase vertical, possibilitando o aumento de capacidade das aeronaves. A segunda proposta de configuração pode ser comparada a um tabuleiro de damas, na qual se obtém liberdade e flexibilidade para modelar a configuração de acordo com a demanda do vôo, de maneira que seja possível transitar entre assentos mais espaçados (considerados premium) e assentos mais juntos (considerados econômicos), de maneira que se ganhem possibilidades de combinação entre áreas premium e áreas econômicas. Nessa linha de pensamento, a pesquisa "Estudo da densificação e segmentação de cabine pela introdução de conceitos inovadores de assentos em aeronaves da aviação comercial" em seu escopo global tem o objetivo de analisar a viabilidade econômica das configurações citadas de layout e posicionamento de assentos dentro de aeronaves. Como parte fundamental dessa análise, reside o estudo direcionado ao longo deste trabalho de graduação sobre a segmentação de perfis dos passageiros que ocupam os assentos, de maneira que se identifiquem dentro de um conjunto de caracteríisticas socioeconômicas e comportamentais possíveis agrupamentos e correlações com o posicionamento daquele passageiro. A base de dados que orienta o trabalho é resultado de um questionário aplicado entre os meses de Fevereiro e Setembro no ano de 2014 em 66 aeroportos, com 122.039 respondentes em um total de 3.793 voos. O questionário é composto por 107 perguntas. Dentre as respostas coletadas, obtêm-se informações que variam desde informações sobre trecho, gastos envolvidos durante os trajetos e estadias, perfil do consumidor (faixa salarial, profissão e outros) até um mapeamento sobre a opinião do respondente acerca do segmento de infraestrutura aeroportuária. Através de análise na base de dados proveniente do questionário, será possível a identificação de "clusters" ou grupos de passageiros e relações claras de influência / correlação destes nas posições ocupadas por cada um dos passageiros. O método de clusterização a ser utilizado deve se aplicar tanto à variáveis categóricas (como profissão, motivo da viagem, grupo salarial, meios de transporte utilizados nos trajetos e assento ocupado) quanto à variáveis não categóricas (como gastos no interior dos aeroportos, nos trajetos, idades e outros). Como proposta inicial, serão exploradas as metodologias "K-Modes" e K-Prototypes", derivadas da "K-Means" (aplicável para variáveis não-categóricas) com as devidas modificações para incluir variáveis categóricas. Abstract:
Since its inception, the aviation industry has constantly experienced evolution and mo-dernization in its various pillars. One of the subjects that enters this evolutionary journey is the layout or arrangement of the seats, as well as the modernization of the materials used in their construction. As far as the use of materials is concerned, the quest has always been directed at reducing the aircraft's weight. In the aspect of positioning, the optimization proposed and currently perceived in practice is to increase the carrying capacity of the aircraft, in order to fit more seats in a smaller area, in contemplation of a better dilution of costs of the trip by the number of passengers. The recent advances in this thought structure are being carried by a generation that idealizes new types of configuration. As centerpiece and study objects are the Skyrider and Checkerboard configurations. The former brings a proposal based on changing the seat to a structure similar to a bicycle seat, in which the backrest and seats are aligned in an almost vertical position, making it possible to increase the capacity of the aircraft. The latter configuration proposal can be compared to a checkerboard, in which one gets freedom and flexibility to model the configuration according to the flight demand, in a manner which is possible to move between more widely spaced seats (considered premium) and closer together seats (considered economy), in order to gain combination possibilities between premium and economy areas. In this line of thought, the research Study of cabin densification and segmentation by introduction of innovative seating concepts in commercial aviation aircraft in its global scope has the objective of analyzing the economic feasibility of the mentioned configu-rations of layout and positioning of seats inside aircraft. As a fundamental part of this analysis, lies the study directed throughout this final paper on the segmentation of pas-senger profiles that occupy the seats, in a way that possible groupings and correlations with the positioning of that passenger can be identified within a set of socioeconomic and behavioral characteristics. The database that guides the paper is the result of a questionnaire applied between the months of February and September in the year 2014 in 66 airports, with 122,039 respondents in a total of 3,793 flights. The questionnaire is composed of 107 questions. Among the answers collected, information is obtained that ranges from information about the route, expenses involved during trips and stays, consumer profile (salary range, profes-sion, and others) to a mapping of the respondents opinion about the airport infrastructure segment. Through analysis of the database from the questionnaire, it will be possible to identify clusters or groups of passengers and clear relations of influence / correlation of these in the positions occupied by each passenger. The clustering method to be used should apply both to categorical variables (such as occupation, purpose of the trip, wage group, means of transport used on the routes and seat occupied) and to non-categorical variables (such as spending inside the airports, on the routes, age and others). As an initial proposal, the "K-Modes" and "K-Prototypes" methodologies will be explored. "K-prototypes" methodologies, derived from "K-Means" (applicable for non-categorical variables) will be explored with appropriate modifications to include categorical variables.