Divisão de Engenharia Civil Ano: 2021
(Turma 2021, TGs 2021)
Mensuração de impactos das concessões aeroportuárias na taxa de crescimento da demanda pelo modal aeroviário (pdf 1,65 MB)
Autor: Lukas Lopes Pereira
Orientador(es): Alessandro Vinícius Marques de Oliveira
Relator(es): Giovanna Miceli Ronzani Borille
Ano: 2021
Resumo:
Este estudo visa utilizar a metodologia de Propensity Score Matching para avaliar os efeitos das privatizações que ocorreram nos aeroportos brasileiros ao longo das últimas décadas na demanda desses empreendimentos. Assim, foi utilizada uma base de dados pública fornecida pela ANAC com os 29 principais aeroportos do Brasil, de modo que cada um foi classificado binariamente como um aeroporto tratado ou não tratado, ou seja, que foi ou não privatizado em determinado espaço de tempo. Dessa forma, pôde-se observar com clareza o número de passageiros e de cargas pagas embarcados nesses aeroportos a fim de encontrar alguma correlação entre as escolhas dos aeroportos tratados. Como resultado, encontra-se uma inconclusividade nos efeitos da privatização na demanda de acordo com esse método. No futuro, é necessário que mais aeroportos sejam incluídos no estudo, incluindo aeroportos fora do País, levando em conta as diferentes realidades econômicas dos países dentro do modelo. Abstract:
This study aims to use the Propensity Score Matching methodology to evaluate the effects of the privatizations that have occurred in Brazilian airports over the last decades on the demand for these enterprises. Thus, a public database provided by ANAC was used with the 29 main airports in Brazil, in such a way that each one was binary classified as a treated or non-treated airport, that is, one that was or was not privatized in a certain period of time. In this way, it was possible to clearly observe the number of passengers and paid cargo embarked at these airports in order to find some correlation between the choices of treated airports. As a result, one finds an inconclusiveness in the effects of privatization on demand according to this method. In the future, it is necessary that more airports are included in the study, including airports outside the country, taking into account the different economic realities of the countries within the model.