Divisão de Engenharia Civil Ano: 2021
(Turma 2021, TGs 2021)
Análise dos parâmetros envolvidos no processo de tomada de decisão do Demand-Driven Dispatch no contexto das companhias aéreas brasileiras (pdf 2,62 MB)
Autor: Daniel Augusto Marques Magalhães
Orientador(es): Alessandro Vinícius Marques de Oliveira
Relator(es): Evandro José da Silva
Ano: 2021
Resumo:
O setor aéreo é caracterizado por ser um mercado com pequena margem de lucro, necessidade de investimento muito alta e uma exposição considerável a fatores totalmente fora do seu controle, como a pandemia do novo Coronavírus. Um dos principais desafios dentro da operação de uma companhia aérea é a atribuição do equipamento correto para atender a demanda prevista. As exigências de antecedência mínima impostas por setores regulatórios e sindicatos aumentam de forma considerável a complexidade desse desafio. Ao longo das últimas três décadas, um novo conceito denominado Demand-Driven Dispatch ou simplesmente D3, tem ganhado bastante notoriedade, pois ele é uma tentativa de adequar a capacidade do equipamento à demanda exata do voo, se valendo para isso de trocas no curto prazo. Muitos estudos surgiram para analisar os impactos financeiros dessa prática que mostrou-se como sendo vantajosa desde que corretamente implementada. É válido citar que a quase totalidade desses estudos se concentraram nos mercados estrangeiros, sobretudo nos Estados Unidos e na Europa. O presente trabalho tem por finalidade entender se as companhias aéreas brasileiras utilizam essa prática e, se utilizam, quais os principais parâmetros de análise envolvidos, tendo como plano de fundo as características do mercado nacional num cenário anterior à pandemia do novo Coronavírus. Para isso, foram realizadas entrevistas com gerentes das maiores companhias aéreas nacionais que tratam diretamente com essa prática, e a partir dessas entrevistas, optou-se por utilizar o \textit{software} webQDA para analisar os dados provenientes extraídos. Por fim recorreu-se ao método multicritério AHP como forma de quantificar algumas restrições não essenciais, mas que podem acarretar impactos na operação da companhia, para viabilizar, no futuro, implementações de heurísticas para auxiliar na tomada de decisão da troca de equipamento no curto prazo. Dessa forma, é esperado que esse tema, bastante relevante pela capacidade de proporcionar retornos financeiros às companhias aéreas, torne-se mais difundido no cenário nacional e outras pesquisas com diferentes análises comecem a surgir. Abstract:
The airline industry is characterized by being a market with a small profit margin, a very high investment need and considerable exposure to factors totally beyond its control, such as the new Coronavirus pandemic. One of the main challenges within an airline's operation is assigning the right equipment to meet the anticipated demand. Anticipated requirements imposed by regulatory sectors and unions add considerably to the complexity of this challenge. Over the last three decades, a new concept called Demand-Driven Dispatch, or simply D3, has gained a lot of notoriety, as it is an attempt to adapt the equipment's capacity to the exact demand of the flight, using short-term exchanges . To better contextualize the importance of this concept, in the current pandemic scenario, arline companies face large variations in daily demand, thus, the need to reallocate capacity in the time close to take-off is extremely necessary. Many studies have emerged to analyze the financial impacts of this practice, which proved to be advantageous if correctly implemented, it is worth mentioning that almost all of these studies focused on foreign markets, especially in the United States and Europe. This paper aims to understand whether Brazilian airlines use this practice and, if so, which are the main analysis parameters involved, having as background the characteristics of the national market in a scenario prior to the new Coronavirus pandemic. For this, semi-structured interviews were carried out with managers of the largest national airlines that deal directly with this practice and it was decided to use the webQDA software to analyze the data from these interviews. Finally, the AHP multi-criteria method was used as a way to price some non-essential restrictions, but which may impact the company's operation, to enable, in the future, heuristic implementations to assist in the decision-making of equipment change in the short term. Thus, it is expected that this topic, which is very relevant due to its ability to provide financial returns to airlines, will become more widespread in the national scenario and other researches with different analyzes will begin to emerge.