Divisão de Engenharia Civil Ano: 2021

(Turma 2021, TGs 2021)

Estudo dos Efeitos da Operação de Aeronaves eVTOL na Paisagem Sonora de uma Região Urbana (pdf 5,15 MB)

Autor: Amanda Trópia Resende

Orientador(es): Evandro José da Silva

Relator(es): Cláudio Jorge Pinto Alves

Ano: 2021

Resumo:

O desenvolvimento do conceito de Urban Air Mobility (UAM) e sua iminente aplicação nos centros urbanos vêm levantando discussões a respeito de quais requisitos as aeronaves de decolagem e pouso vertical (eVTOL) e seus respectivos locais de embarque e desembarque de passageiros (vertiportos) precisam atender para que sua operação em larga escala seja aceita pela população. Em geral, entende-se que esse novo sistema de transporte deve se adaptar ao meio urbano, não trazendo prejuízos para a qualidade de vida de seus ocupantes. Nesse contexto, o presente Trabalho de Graduação se propõe a definir quais níveis de intensidade e espectro de ruído gerado por eVTOLs podem ser tolerados, supondo-se aceitáveis ruídos que não causem alterações perceptíveis na paisagem sonora da região. Para isso, é aplicada uma metodologia baseada em um modelo de simulação de ruídos que utiliza como ferramenta o software NoiseModelling, a fim de comparar o ruído de fundo de uma área selecionada antes e depois da inserção dessas novas fontes de ruído. Os resultados mostram quais níveis de intensidade e espectro de ruído geram perturbações significativas na paisagem sonora e que, portanto, não seriam aceitos pela população. Estes resultados podem ser utilizados como referência para o planejamento do UAM, para auxiliar decisões de locação de vertiportos e para indicar aos fabricantes de aeronaves os requisitos mínimos que devem ser cumpridos para que seus produtos sejam amplamente aceitos.

Abstract:

The development of the Urban Air Mobility (UAM) concept and its imminent application in urban centers have raised discussions about what requirements vertical take-off and landing aircraft (eVTOL) and their respective passenger boarding locations (vertiports) need to attend so that its large-scale operation is accepted by the population. In general, it is understood that this new transport system must adapt to the urban environment, not harming the quality of life of its neighbors. In this context, this Undergraduate Thesis aims to define which levels of intensity and spectrum of noise generated by eVTOLs can be tolerated, assuming acceptable noises that do not cause noticeable variations in the region's soundscape. For this, a methodology based on a noise simulation model that uses the NoiseModelling software as a tool is applied, in order to compare the background noise of a selected area before and after the insertion of these new noise sources. The results show which levels of intensity and noise spectrum generate significant disturbances in the soundscape and that, therefore, would not be accepted by the population. These results can be used as a reference for planning the UAM, to aid decisions on the location of vertiports and to indicate to aircraft manufacturers the minimum requirements that must be met for their products to be widely accepted.