Divisão de Engenharia Civil Ano: 2020

(Turma 2020, TGs 2020)

Modelo econométrico de renovação e modernização de frotas aéreas (pdf 1,09 MB)

Autor: Lucas Azevedo da Conceição

Orientador(es): Alessandro Vinícius Marques de Oliveira

Relator(es): Evandro José da Silva

Ano: 2020

Resumo:

Um dos problemas de companhias aéreas é conseguir escolher qual a melhor situação para aquisição de frotas aéreas, se é via modernização ou renovação de aeronaves. Dessa forma, para entender o funcionamento dessas escolhas, é necessário estudar como funciona a parte de aquisição de aeronaves pelas companhias. Este trabalho analisa um banco de dados compilado pelo Núcleo de Economia do Transporte Aéreo do ITA (NECTAR- ITA), com diversas variáveis de voos domésticos desde 2003 até 2018. Utiliza-se de um modelo econométrico com Regressão Lasso de modo a penalizar as variáveis não interessantes ao modelo proposto. Os resultados obtidos mostram quais variáveis são estatisticamente relevantes e como elas afetam o modelo. O modelo mostrou que variáveis relacionadas ao aumento do preço de combustível tem uma correlação positiva com o nível de modernização de uma companhia aérea, bem como as variáveis referentes a preço. Também foi possível observar que o tamanho das aeronaves, principalmente quanto maiores forem, maior é a tendência de modernização.

Abstract:

One of the problems of airlines is to be able to choose the best situation for the acquisition of air fleets, whether it is via modernization or renovation of aircraft. Thus, in order to understand the functioning of these choices, it is necessary to study how the aircraft acquisition part by companies works. This work analyzes a database compiled by the ITA Air Transport Economics Center (NECTAR-ITA), with several domestic flight variables since 2003. An econometric model with Lasso Regression is used in order to penalize uninteresting variables. to the proposed model. The results obtained show which variables are statistically relevant and how they affect the model. The model showed that variables related to the increase in fuel prices have a positive correlation with the level of modernization of an airline, as well as variables related to price. It was also possible to observe that the size of the aircraft, especially the larger they are, the greater the trend towards modernization.