Divisão de Engenharia Civil Ano: 2020

(Turma 2020, TGs 2020)

Análise sobre investimentos em Infraestrutura no ambiente escolar e suas oportunidades de melhoria de e ciência (pdf 1,65 MB)

Autor: Gabriel Lobo de Carvalho eTeixeira

Orientador(es): Giovanna Miceli Ronzani Borille

Relator(es): Evandro José da Silva

Ano: 2020

Resumo:

O número de matrículas na educação básica no Brasil vem crescendo expressivamente na última década. A expansão desenfreada nesse segmento da educação pode fazer com que certos fatores, dentre eles o de Infraestrutura, sejam negligenciados no processo, assim como aconteceu no segmento da educação superior. Esse estudo visa mostrar como as Instituições de ensino fundamental podem ser eficientes nos investimentos em infraestrutura escolar de forma a continuar o crescimento em alunos, bem como manter a qualidade nas avaliações nacionais. Para tanto, utiliza-se o método da Análise Envoltória de Dados (DEA) em busca de instituições que sejam referência nesses investimentos de forma abalizar as decisões de instituições ineficientes. A aplicação do modelo culminou em pontos-chave de investimento em infraestrutura para oito instituições municipais de ensino fundamental de São José dos Campos tidas como ineficientes.

Abstract:

The number of enrollments in basic education in Brazil has grown signicantly in the last decade. The unrestrained expansion in this segment of education can cause certain factors, including infrastructure, to be neglected in the process, just as it happened in the higher education segment. This study aims to show how elementary education institutions can be efficient in investing in school infrastructure in order to continue growing in number of students, as well as maintaining quality in national assessments. Therefore, the Data Envelopment Analysis (DEA) method is used in search of institutions that are a reference in these investments in order to guide the decisions of inefficient institutions. The application of the model culminated in key points of investment in infrastructure for eight municipal institutions of fundamental education in São José dos Campos considered inefficient.