Divisão de Engenharia Civil Ano: 2020

(Turma 2020, TGs 2020)

Regulação de aeroportos por gatilhos de investimento: explorando o equilíbrio entre oferta e demanda (pdf 1,07 MB)

Autor: Daniel Matos Studart

Orientador(es): Evandro José da Silva

Relator(es): Alessandro Vinícius Marques de Oliveira

Ano: 2020

Resumo:

Com o contexto do lançamento da sexta rodada das concessões aeroportuárias no Brasil, faz-se necessária uma avaliação da eficiência da aplicação dos modelos de concessão na expansão da estrutura aeroportuária, atingindo-se equilíbrio entre oferta de infraestrutura e a demanda. O presente trabalho explora o papel de duas variáveis importantes no modelo de gatilhos de investimento. A primeira variável é o nível de demanda que dispara uma expansão. A segunda variável é o acréscimo de capacidade a cada expansão. Foram construídos 3 cenários de demanda para um horizonte de 35 anos. Variando-se as duas variáveis mencionadas, demonstra-se a eficiência do modelo resultante, expressa em termos da diferença relativa entre capacidade e demanda. De forma geral, é possível concluir que o modelo apresenta resultados que variam sensivelmente de acordo com a curva de demanda, sendo o caso de demanda crescente o correspondente aos melhores resultados em termos de equilíbrio demanda-capacidade. Entre cenários com a mesma demanda, os resultados foram expressivamente melhores quanto menor o passo de acréscimo de capacidade utilizado em caso de necessidade de ampliação.

Abstract:

In the context of the launch of the sixth round of airport concessions in Brazil, it is necessary to evaluate the efficiency of the application of the concession models in the expansion of the airport structure, achieving a balance between infrastructure supply and demand. This work explores the role of two important variables in the investment trigger model. The first variable is the level of demand that triggers an expansion. The second variable is the increase in capacity at each expansion. Three demand scenarios were constructed for a 35-year horizon. By varying the two variables mentioned, one demonstrates the efficiency of the resulting model, expressed in terms of the relative difference between capacity and demand. In general, it is possible to conclude that the model presents results that vary significantly according to the demand curve, being the case of increasing demand the one corresponding to the best results in terms of demand-capacity equilibrium. Among scenarios with the same demand, the results were expressivametely better the smaller the step of capacity increase used in case of need for expansion.