Divisão de Engenharia Civil Ano: 2018
(Turma 2018, TGs 2018)
Modelo DEA de análise de eficiência: estudo de caso das políticas de hedge das empresas aéreas do mercado brasileiro (pdf 855 kB)
Autor: Rebeca Soares Lopes
Orientador(es): Rogéria de Arantes Gomes Eller
Relator(es): Giovanna Miceli Ronzani Borille
Ano: 2018
Resumo:
O setor aéreo opera sob um regime de livre concorrência, esse regimente tende a incentivar a inovação, a otimização de custos, a melhoria de eficiência, a modicidade de tarifas e a manutenção de ofertas. Na otimização de custos, percebe-se que os custos com Combustível e Leasing/Arrendamento de aeronaves representam 45,6% dos gastos das empresas aéreas. Além de aspectos internos das empresas, esses custos também são suceptivéis a flutuações no preço do câmbio e do barril de petróleo. Como forma de se proteger de dessas flutuações, as empresas aéreas podem contratar diversos instrumentos financeiros a fim de fazer o hedge, ou proteção, dessas flutuações. Contudo, esses contratos não são simples de operar, e uma má gestão dos hedges, pode gerar prejuízos financeiros de grande escala financeira a empresa, podendo levar a empresa a falência, em casos extremos. Para avaliar as políticas das empresas ao longo dos últimos anos, inclusive passando por diversos cenários macroeconômicos, é feito um estudo com a metodologia DEA Data Envelopement Analysis. Esta metodologia já foi empregada em diversas aréas da literatura. Na analise, foram comparados os custos operacionais com combustível e arrendamentos e comparados com a demanda por transporte aéreo de cada uma das empresas em cada um dos anos estudados. Abstract:
The airline industry operates under a regime of free competition, this scheme tends to encourage innovation, cost optimization, efficiency improvement, fair rates and maintenance of offers. In the optimization of costs, costs with Fuel and Leasing account for 45.6% of airline expenses. In addition to the internal aspects of the companies, these costs are also susceptible to fluctuations in the price of the exchange and the barrel of oil. As a way of protecting itself from such fluctuations, airlines may uses various financial instruments to hedge these fluctuations. However, these contracts are not simple to operate, and poor management of hedges can generate large-scale financial losses to the company and can lead to bankruptcy in extreme cases. In order to evaluate the policies of the companies over the last years, including through several macroeconomic scenarios, a study is made with the DEA - Data Envelopment Analysis methodology. This methodology has already been used in several areas of the literature. In the analysis, the operational costs with fuel and leases were compared and the air transport demand of each of the companies in each of the studied years was compared.