Divisão de Engenharia Civil Ano: 2018
(Turma 2018, TGs 2018)
Análise crítica dos traçados Geométricos das rodovias presidente Dutra e Airton Senna/Carvalho Pinto, Trecho entre Taubaté-SP e São Paulo-SP (pdf 346 kB)
Autor: Lorival Gorgen Filho
Orientador(es): Ronaldo Gonçalves de Carvalho
Relator(es): Evandro Jose da Silva
Ano: 2018
Resumo:
O presente trabalho de graduação se propõe a realização de um estudo comparativo entre os traçados da Rodovias Presidente Dutra, projetado e construído na década de 50, e do sistema Airton Senna / Carvalho Pinto, datado das décadas de 80 e 90, no trecho entre as cidades de Taubaté-SP e São Paulo-SP, com o objetivo de se verificar eventuais não conformidades com os requisitos atuais de projeto geométrico de estradas vigentes no Brasil. O trabalho iniciar-se-á com uma revisão bibliográfica na área de projeto geométrico de estradas. Em seguida, deverão ser obtidas imagens de alta definição de toda a área de estudo e realizado o georreferenciamento das mesmas. Com o auxílio do software Bentley PowerCivil será então modelado o traçado geométrico das duas rodovias de forma a se obter todos os parâmetros de alinhamento horizontal (ângulos de deflexão, comprimentos de tangentes, espirais e curvas circulares, raios de curva, etc.). Por fim, será realizada a análise dos elementos geométricos para identificação de eventuais não conformidades com as normas técnicas vigentes. Abstract:
The current undergraduate thesis purposes to accomplish a comparative study between the road horizontal alignments of Presidente Dutra Highway, designed and built in the 1950s, and Airton Senna / Carvalho Pinto Highway, from the 80s and 90s, on the way between Taubate-SP and Sao Paulo-SP, aiming to check over eventual non-conformities with current road alignment design requirements. This thesis starts with a extensive bibliographic review of road alignment design. Then, high definition images of the referred area must be got and properly georeferenced. Subsequently, assisted by Bentley Power- Civil software, the both road horizontal alignments are designed to measure all respective parameters (deflection angles, tangent lengths, spiral and circle curves, radius of curvature, etc.). At last, analysis concerning geometrical elements is done to identify eventual non-conformities with applicable current standards.