Divisão de Engenharia Civil Ano: 2018

(Turma 2018, TGs 2018)

Estudo de caso sobre a adoção de combustíveis alternativos para a aviação nacional e seu possível impacto ambiental e econômico (pdf 335 kB)

Autor: Carlos Alberto Coelho Gouveia Filho

Orientador(es): Rogéria de Arantes Gomes Eller

Relator(es): Alessandro Vinícius Marques de Oliveira

Ano: 2018

Resumo:

Com uma demanda cada vez maior pelo transporte aéreo, é inevitável a deterioração ambiental em virtude de uma maior emissão de gases poluentes oriundos dos combustíveis utilizados nas aeronaves. Nesse contexto, todos os órgãos ligados ao setor aeronáutico estão cada vez mais atentos a todos os impactos causados pela emissão de gases de efeito estufa. A partir daí o presente trabalho de graduação propõe-se a avaliar os impactos tanto ambientais (emissões) quanto econômicos do uso de combustíveis alternativos para a aviação moderna. Pretende-se realizar um estudo de caso em escopo reduzido, dado as limitações de tempo e de recursos, a fim de estimar os custos envolvidos na utilização de biocombustíveis na aviação civil em âmbito nacional. Ainda, faz-se de vital importância ressaltar os custos de adaptação da infraestrutura aeroportuária existente para acomodar a utilização de combustíveis alternativos, bem como estimar a redução da emissão de poluentes (CO2 equivalente) advindos da utilização de combustíveis que possuam um menor fator de emissão de poluentes. Por fim, o trabalho objetiva avaliar se o benefício ambiental da referida adoção suplanta seu impacto econômico para os dias atuais e estimar, caso contrário, quando isso será possível de acontecer.

Abstract:

In light of an increasing demand for air transport, environmental deterioration is inevitable due to the increased emission of gaseous pollutants from aircraft fuels. In this context, all the bodies linked to the aeronautical sector are increasingly aware of all the impacts caused by the emission of greenhouse gases. From this point on, the present undergraduate work proposes to evaluate the environmental (emissions) and economic impacts of the use of alternative fuels for modern aviation. The aim is to conduct a case study with limited scope, given time and resource constraints, in order to estimate the costs involved in the use of biofuels in civil aviation at the national level. In addition, it is vitally important to highlight the costs of adapting the existing airport infrastructure to accommodate the use of alternative fuels, as well as to estimate the reduction of the emission of pollutants (CO2 equivalent) from the use of fuels that have a lower emission factor of pollutants. Finally, the objective of this study is to evaluate whether the environmental benefit of such adoption supplants its economic impact to the present day and estimates, otherwise, when this will be possible.