Divisão de Engenharia Civil Ano: 2017
(Turma 2017, TGs 2017)
Nivel de serviço em áreas comerciais aeroportuárias (pdf 290 kB)
Autor: Paulo Tiago Carvalho Freitas
Orientador(es): Giovanna Miceli Ronzani Borille
Relator(es): Daniel Alberto Pamplona
Ano: 2016
Resumo:
Este trabalho de graduação avalia o impacto do perfil do passageiro em sua satisfação com os serviços comerciais oferecidos em um terminal aeroportuário. Apesar da significativa importância do setor comercial na saúde econômica de um aeroporto, o tema ainda pouco explorado na literatura, que tem se focado no nível de serviço dos componentes operacionais. Para tanto, utiliza-se os dados da Pesquisa Permanente de Satisfação de Passageiros, realizada pela SAC (2013 - 2107). Para a modelagem, utiliza-se a regressão logística, método muito utilizado em experimentos de escolha discreta, como o deste estudo, mas ainda pouco explorado em estudos de nível de serviço aeroportuário. O estudo de caso se deu no Aeroporto Internacional de São Paulo/Guarulhos, por se tratar do aeroporto internacional com maior movimentação de passageiros no Brasil. São identificadas uma série de variáveis, como idade, nacionalidade, tipo de voo e frequência e motivo da viagem, que afetam a satisfação do passageiro e a magnitude do seu impacto foi estimada. Abstract:
This paper evaluates the impact of the passenger's profile on his/her satisfaction over the commercial services offered in an airport. Although the commercial areas have a great importance for the airports' economic health, the subject is not yet well studied by international literature that IS usually focused in the LOS of operational components. The data used came from the Passengers Satisfaction - Permanent Research, conducted by SAC (Brazil' s aeronautic authority) from 2013 to 2107. For the modelling, a logit model was developed, method commonly used in discrete choice models, but not very common in LOS studies in airports. The airport studied was the International Airport of São Paulo/Guarulhos, largest international Brazilian airport, on number of passengers. A set of variables, like age, nationality, type of flight and frequency and purpose of the trip, are identified as having an effect on passenger's satisfaction and the magnitude of the impact is estimated.