Divisão de Engenharia Civil Ano: 2017
(Turma 2017, TGs 2017)
Análise das concessões como possíveis catalisadores de movimentos anti-cíclicos na demanda dos aeroportos privatizados (pdf 1004 kB)
Autor: Paulo Marcelo Meneses Lira
Orientador(es): Alessandro Vinícius Marques de Oliveira
Relator(es): Daniel Alberto Pamplona
Ano: 2016
Resumo:
Esse estudo dedica-se a realizar análises para avaliar a capacidade das concessões aeroportuárias realizadas pelo governo brasileiro de servirem como catalisadores de um movimento anti-cíclico da crise nos aeroportos privatizados, ou seja, se quando comparados aos aeroportos não-privatizados, aqueles que estão sob a gestão da iniciativa privada possuem uma maior capacidade de reagir aos desafios da crise quando comparados aos aeroportos que estão sob a gestão pública. Utiliza-se como proxy de reação no estudo a variação ano contra ano na demanda de passageiros em rotas domésticas nos principais aeroportos brasileiros. Adicionalmente, faz-se um estudo de caso para cada rodada de leilões de aeroportos brasileiros, ressaltando os principais pontos que levaram o governo brasileiro a concedê-los à iniciativa privada, quais investimentos foram realizados até então e o que está planejado para a demanda de cada aeroporto no futuro. Abstract:
This work analyses the capacity that the Brazilian airport concessions made by the national government have to catalyse anti-cyclical crisis movements in the privatized airports; that is to say: when compared to non-pnvat1zed airports, the facilities under private management have a higher capacity to react against the challenges created by the Brazilian economic crisis. It is used as a reaction proxy the year over year changes in the domestic passenger demand within the main Brazilian airports (privatized and non-privatized). Additionally, this work presents a case study to each auction and each privatized airport, upcoming the main points that led the Brazilian government to make the privatization processes in each of these facilities; 1t IS also commented on what kind of investments the government made until then and what is expected to the future of each privatized airport.