Divisão de Engenharia Civil Ano: 2017

(Turma 2017, TGs 2017)

Green airports - Benchmarking entre aeroportos com uso de múltiplos critérios e análise de componentes principais (pdf 454 kB)

Autor: Giuliana Warda Scola de Moraes

Orientador(es): Giovanna Miceli Ronzani Borille

Relator(es): Wilson Cabral de Sousa Júnior

Ano: 2016

Resumo:

Sustentabilidade é um tema que vem sendo muito discutido nas últimas décadas, assim como o conceito relacionado de desenvolvimento sustentável. Paralelamente, muitos aeroportos vêm apresentando iniciativas com o objetivo de se tomarem mais "verdes", o que traz o desafio de avaliar essas iniciativas de forma objetiva. Kilkis & Kilkis (2015) propõem uma metodologia de comparação de aeroportos quanto à sustentabilidade em diversas áreas, e essa metodologia serviu de base para o desenvolvimento deste Trabalho de Graduação. Foi realizado um benchmarking entre os aeroportos de Malta, Viracopos, Austin, Christchurch e Bologna, aeroportos semelhantes em termos de tráfego anual de passageiros e que disponibilizam relatórios de sustentabilidade seguindo o padrão GRI (Global Reporting Initiative). Foram utilizadas quatro dimensões de sustentabilidade, a saber: (i) Serviços aeroportuários e qualidade, (ii) Geração e Consumo de energia, (iii) Emissões e mitigação de C02 e (iv) Gerenciamento ambiental e Biodiversidade, tendo cada uma das dimensões cinco indicadores. A aplicação da ferramenta comparativa foi enriquecida por uma posterior análise por componentes principais, permitindo a obtenção de relações entre aeroportos e entre indicadores de diferentes dimensões. As conclusões permitiram a observação de áreas que podem ser prioritárias para cada aeroporto em ações voltadas a sustentabilidade. Além disso, a metodologia adotada mostrou-se eficiente por permitir a comparação entre aeroportos diferentes com a consideração de diversos aspectos e a obtenção de sugestões práticas. Futuros trabalhos podem refinar ainda mais a metodologia em questão, incluindo novas dimensões e indicadores.

Abstract:

Sustainability is a subject that has been constantly discussed in the last decades, such as the related concept of sustainable development. At the same time, many airports have been developing initiatives aimed at a more "green" status, which brings the challenge of make an objective assessment of those initiatives. Kilkis & Kilkis (2015) bring a comparing methodology between airports regarding sustainability in different areas, and this methodology was a basis for this work, A benchmarking was made between the airports of Malta, Viracopos, Austin, Christchurch and Bologna, airports that have a similar annual passenger traffic and provided sustainability reports according to the GRI (Global Reporting Initiative) standards. Four dimensions of sustainability were addressed in this work, namely: (i) Airport Service and Quality, (ii) Energy Consumption and Generation, (iii) C02 emissions and mitigation and (iv) Environmental Management and Biodiversity, where each dimension had five indicators. The use of the comparative tool was enriched by a Principal Components Analysis, showing related data between airports and between indicators in different dimensions. The work's conclusions allowed the development of suggestions of priority areas where the airports could invest in their sustainability efforts. In addition, the methodology used in this work showed efficiency since it allowed comparing different airports considering distinct aspects and it made available enough information to the rise of practical suggestions. Future work can refine this methodology including new dimensions and indicators.