Divisão de Engenharia Civil Ano: 2017

(Turma 2017, TGs 2017)

Estudo da dinâmica das privatizações dos aeroportos brasileiros (pdf 588 kB)

Autor: Davi Sampaio de Alencar

Orientador(es): Alessandro Vinícius Marques de Oliveira

Relator(es): Rogéria de Arantes Gomes Eller

Ano: 2016

Resumo:

Este trabalho tem como objetivo apresentar e discutir possíveis critérios utilizados pela Infraero para priorização dos aeroportos que foram concedidos à iniciativa privada. Até novembro de 2017, data de término deste trabalho, a Infraero havia privatizado dez aeroportos brasileiros. Para alcançar o objetivo proposto concebeu-se um modelo de regressão logística binária multivariada a fim de se obter quais variáveis estão mais correlacionados a escolha dos dez primeiros aeroportos concedidos. Foram analisadas vinte variáveis distintas. Em adição ao modelo, realizou-se discussão qualitativa sobre os fatores que não foram considerados em nenhuma das variáveis presentes no modelo, com a intenção de se obter uma maior quantidade de critérios levados em consideração. O estudo concluiu que sete critérios foram utilizados na priorização dos aeroportos, três deles sendo utilizados apenas para casos específicos. Os quatro critérios primários foram: necessidade de expansão do aeroporto, demanda do aeroporto, crescimento da demanda e população/PIB do município. Os três critérios secundários são: lucratividade do aeroporto, turismo da região e localização geográfica.

Abstract:

This study aims to present and discuss possible criteria used by Infraero to prioritize the airports that were granted to the private sector. Until November 2017, the date of completion of this work. Infraero had privatized ten Brazilian airports. To achieve the proposed objective, a multivariate binary logistic regression model was designed in order to obtain which variables are most correlated with the choice of the first ten airports granted. Twenty different variables were analyzed. In addition to the model, a qualitative discussion was carried out on the factors that were not considered in any of the variables present in the model, with the intention of obtaining a greater amount of criteria taken into account. The study concluded that seven criteria were used in the prioritization of airports, three of them being used only for specific cases. The four primary criteria were: need for airport expansion, airport demand, demand growth, and population I GDP of the municipality. The three secondary criteria are airport profitability, regional tourism, and geographical location.