Divisão de Engenharia Civil Ano: 2017
(Turma 2017, TGs 2017)
O impacto da desregulação do limite de alcance das rotas na capacidade instalada do Aeroporto de Congonhas (pdf 1,1 MB)
Autor: Artur Pereira Ricardo
Orientador(es): Cláudio Jorge Pmto Alves
Relator(es): Giovanna Miceli Ronzani Borille
Ano: 2016
Resumo:
O Aeroporto de Congonhas é um dos principais aeroportos do pais em movimentação de aviação comercial. Após o acidente da TAM em 2007, diversas restrições foram impostas às operações, implicando na diminuição de movimentação de aeronaves e consequentemente de passageiros. Entre elas, o Aeroporto de Congonhas passou a não poder operar voos com distância entre a origem e destino com mais de 1.500 lan. m 2015, após concluir que não havia razão técnica ou econômica que justificasse a restrição de alcance das rotas, a ANAC revogou a resolução de 2007. Com isso, era esperado que, com a disponibilidade de voos medium haul e consequente reformulação da malha aérea por parte das companhias, houvesse um aumento natural da demanda do tráfego aéreo, bem como mudanças no perfil dos passageiros. Tendo a queda da resolução em vista, o presente trabalho propõe-se analisar a capacidade atual dos principais processadores de embarque e desembarque e o impacto das mudanças decorrentes da desregulação na capacidade instalada. Abstract:
Congonhas Airport is one of the main airports in the country in commercial aviation. After the TAM accident in 2007, several restrictions were imposed on its operations, implying in the decrease of aircraft movement and consequently of passengers. Among them, the Congonhas Airport was not able to operate flights with a distance between the origin and destination with more than 1.500 km. ln 2015, after concluding that there was no technical or economic reason justifying the restriction of the reach of the routes, ANAC revoked the resolution of 2007. With this, it was expected that, with the availability of medmm haul flights and conseguent airlines, there was a natural increase in demand for air traffic as well as changes in the passenger profile. Considering the fall of the resolution in view, the present work proposes to analyze the current capacity of the main processors of Ioading and unloading and the impact of the changes due to deregulation in the installed capacity.