Divisão de Engenharia Civil Ano: 2016

(Turma 2016, TGs 2016)

Análise da capacidade e projeção de demanda: estudo de caso do Aeroporto do Recife (pdf 2,2 MB)

Autor: Rafael Rodrigues Varella

Orientador(es): Alessandro Vinícius Marques de Oliveira e Carlos Müller

Relator(es): Cláudio Jorge Pinto Alves

Ano: 2016

Resumo:

Neste trabalho são propostas metodologias de avaliação de demanda e de capacidade aeroportuárias. As metodologias propostas são aplicadas para o Aeroporto Internacional do Recife, escolhido em virtude da possibilidade, em um futuro próximo, da ocorrência de alguns eventos que podem marcadamente alterar o cenário desse aeroporto. Em relação à demanda, destaca-se a possível instalação de um hub da LATAM na cidade, o que pode acarretar um aumento significativo do fluxo de passageiros, além de alterar o perfil das operações. Além disso, a Azul tem aumentado significativamente as operações no Recife, o que também pode influenciar a demanda. Dessa forma, é preciso se pensar em alternativas para uma possível expansão do aeroporto. Uma delas é a incorporação do terreno da Base Aérea de Recife (BARF) ao sítio aeroportuário, uma vez que o sítio se encontra em uma região densamente povoada e a aquisição de terrenos privados próximos incorreria em altos custos. Assim, a transferência do terreno da BARF surge como uma opção que viabilizaria a possível expansão. Busca-se, portanto, analisar a real necessidade da transferência do terreno da BARF para o aeroporto e qual a melhor finalidade a ser dada a nova área. A previsão de demanda é feita por meio de um estudo econométrico, que analisa variáveis socioeconômicas, bem como eventos relevantes ligados ao transporte aéreo, a fim de construir um modelo de demanda doméstica de passageiros para o referido aeroporto. Obtido o modelo, utilizam-se projeções de mercado relacionadas aos indicadores econômicos para se construir cenários acerca da demanda futura. A capacidade, por sua vez, é analisada em termos de eficiência. Assim, utilizando uma análise envoltória de dados, investiga-se se, considerando a infraestrutura atual, o número de passageiros processados pelo Aeroporto do Recife é ótimo. Estudos como os apresentados neste Trabalho de Graduação são essenciais para auxiliar os agentes públicos na tomada de decisão acerca dos investimentos a serem feitos em um aeroporto. Além disso, espera-se que as conclusões e a metodologia aqui apresentadas funcionem não só como ferramenta para a tomada de decisão por parte dos gestores, mas que também inspirem novos pesquisados a desenvolverem trabalhos semelhantes e mais aprofundados. A análise conjunta de todos os resultados aponta que investimentos na infraestrutura são altamente estimulados. A incorporação de um novo terreno ao sítio aeroportuário, onde pudessem ser ampliadas as instalações atuais permitiria que retornos mais que proporcionais em termos de capacidade de passageiro fossem obtidos. O estudo de capacidade também informou que os investimentos a longo prazo prioritariamente devem ser feitos na construção de uma nova pista.

Abstract:

In this paper, we propose methodologies for evaluating airport demand and capacity. The suggested methodologies were applied to the Recife International Airport, chosen due to the possibility, in a near future, of the occurrence of some events that can markedly alter the background of this airport. Regarding demand, it is worth highlighting the possible installation of LATAM's hub at the city, which can lead to a signicant increase in the passengers flow, as well as changing the operations pattern. In addition, Azul has signicantly increased operations in Recife, which may also influence demand. Thus, it is necessary to think about alternatives for a possible expansion of the airport. One of these alternatives is the incorporation of Recife Air Force Base's ground to the airport site. Since the airport is in a densely populated region and the acquisition of near private lands would incur high costs, the transfer of the Air Force Base's land arises as an option that would enable the possible expansion. We, therefore, analyze the real need to transfer the Air Force Base's land to the airport and what is the best purpose for the new area. Demand forecast was performed using an econometric model, which analyzes socioeconomic variables as well as relevant events related to air transport, in order to build a model of domestic demand of passengers for the given airport. Once the model is obtained, market projections related to economic indicators are used to build scenarios about future demand. Capacity, in turn, is analyzed in terms of eciency. Thus, using a data envelopment analysis, we investigate whether, considering the current infrastructure, the number of passengers processed by Recife Airport is optimum. Studies such as those presented in this paper are essential to assist policy makers in making decisions about airport investments. In addition, we expect that conclusions and methodology presented here will not only serve as a tool for decision-making by managers, but will also inspire new researchers to develop similar and deeper works. A joint analysis of all the results indicates that investments in infrastructure are highly stimulated. The incorporation of a new terrain to the airport site, where existing facilities could be expanded, would allow more than proportional returns in terms of passenger capacity. The capacity study also reported that long-term investments should be made primarily in the construction of a new runway.