Divisão de Engenharia Civil Ano: 2015
(Turma 2015, TGs 2015)
Soluções de engenharia para implantação e manutenção de espaços destinados à educação (pdf 702 kB)
Autor: Mateus Lucas de Noronha
Orientador(es): Giovanna Miceli Ronzani Borille
Relator(es): Ronaldo Gonçalves de Carvalho
Ano: 2015
Resumo:
Este trabalho de graduação tem como objetivo sistematizar e avaliar as contribuições
que o espaço pode fornecer ao descompasso existente entre habilidades exigidas na rotina social
e de trabalho e as incentivadas pelo sistema educacional. Para isso; são analisadas
recomendações gerais para ambientes focados no aprendizado; construções sustentáveis e;
finalmente; organização do espaço com base no propósito pedagógico de cada um.
Este trabalho responde como o espaço pode contribuir para potencializar as práticas de
aprendizado dentro da escola. O impacto trazido por modificações no ambiente escolar são
pontuados por: aprendizado dos alunos; produtividade da instituição e vigor institucional. Além
disso; fez-se uma revisão literatura sobre design flexível; dado que os objetivos de
aprendizagem hoje estão em constante mudança e oferece desafios a espaços fixos.
Recomendações sobre iluminação; cor; qualidade do ar e temperatura; acústica;
dimensão da escola e mobília são abordados como elementos que mais impactam no ambiente
escolar. A questão de sustentabilidade que além de ser importante na construção do prédio
também faz parte do currículo dos alunos; é levantada a fim de conectar gerenciamento do
prédio e aprendizado dos alunos sobre o tema.
Finalmente; a organização do espaço é sistematizada de modo a contribuir com o
propósito pedagógico de cada ambiente para garantir o máximo retorno na aprendizagem. Abstract:
This graduate work intended to systematize and assess the contributions that space
can provide to the mismatch question between skills required in routine and social work and
the ones encouraged by the educational system. General recommendations for learning
environments; sustainable buildings and; finally; organization of space based on the
pedagogical purpose of each were analyzed.
The first question that this work seeks to answer is how space can contribute to
leverage learning practices within school. The impacts brought by changes in the school
environment were punctuated by: student learning; institution productivity and institutional
culture. In Addition; the literature about flexible design needed to be revised; since the learning
objectives today are constantly changing and offers challenges to fixed spaces.
Recommendations about lighting; color; air quality and temperature; acoustics; school
size and furniture were addressed as key elements to the school environment. The sustainability
issue; besides being important in building construction; is also part of the student curriculum;
and is addressed to connect the building management and Student learning about the theme.
Finally; the organization of space is systematize to contribute to the educational
purpose of each environment to ensure the maximum return on learning.