Divisão de Engenharia Civil Ano: 2015

(Turma 2015, TGs 2015)

Soluções de engenharia para implantação e manutenção de espaços destinados à educação (pdf 702 kB)

Autor: Mateus Lucas de Noronha

Orientador(es): Giovanna Miceli Ronzani Borille

Relator(es): Ronaldo Gonçalves de Carvalho

Ano: 2015

Resumo:

Este trabalho de graduação tem como objetivo sistematizar e avaliar as contribuições que o espaço pode fornecer ao descompasso existente entre habilidades exigidas na rotina social e de trabalho e as incentivadas pelo sistema educacional. Para isso; são analisadas recomendações gerais para ambientes focados no aprendizado; construções sustentáveis e; finalmente; organização do espaço com base no propósito pedagógico de cada um. Este trabalho responde como o espaço pode contribuir para potencializar as práticas de aprendizado dentro da escola. O impacto trazido por modificações no ambiente escolar são pontuados por: aprendizado dos alunos; produtividade da instituição e vigor institucional. Além disso; fez-se uma revisão literatura sobre design flexível; dado que os objetivos de aprendizagem hoje estão em constante mudança e oferece desafios a espaços fixos. Recomendações sobre iluminação; cor; qualidade do ar e temperatura; acústica; dimensão da escola e mobília são abordados como elementos que mais impactam no ambiente escolar. A questão de sustentabilidade que além de ser importante na construção do prédio também faz parte do currículo dos alunos; é levantada a fim de conectar gerenciamento do prédio e aprendizado dos alunos sobre o tema. Finalmente; a organização do espaço é sistematizada de modo a contribuir com o propósito pedagógico de cada ambiente para garantir o máximo retorno na aprendizagem.

Abstract:

This graduate work intended to systematize and assess the contributions that space can provide to the mismatch question between skills required in routine and social work and the ones encouraged by the educational system. General recommendations for learning environments; sustainable buildings and; finally; organization of space based on the pedagogical purpose of each were analyzed. The first question that this work seeks to answer is how space can contribute to leverage learning practices within school. The impacts brought by changes in the school environment were punctuated by: student learning; institution productivity and institutional culture. In Addition; the literature about flexible design needed to be revised; since the learning objectives today are constantly changing and offers challenges to fixed spaces. Recommendations about lighting; color; air quality and temperature; acoustics; school size and furniture were addressed as key elements to the school environment. The sustainability issue; besides being important in building construction; is also part of the student curriculum; and is addressed to connect the building management and Student learning about the theme. Finally; the organization of space is systematize to contribute to the educational purpose of each environment to ensure the maximum return on learning.