Divisão de Engenharia Civil Ano: 2015

(Turma 2015, TGs 2015)

Estudo de alocação de Hubs para a demanda internacional (pdf 1,0 MB)

Autor: Gabriel Cavalcante Marinho Lopes

Orientador(es): Rodrigo Arnaldo Scarpel

Relator(es): Alessandro Vini´cius Marques de Oliveira

Ano: 2015

Resumo:

O aumento do número de voos internacionais; assim como o fato do custo de combustível ter se tornado o principal item de custo do transporte aéreo; tem levado as empresas aéreas a estudar tanto a sua frota para voos internacionais assim como as rotas por onde devem atuar. Nesse contexto; o Hub onde cada companhia aérea concentra seus voos é fundamental para torná-las mais competitivas; em um mercado de margem pequena; como é o de transporte aéreo. O presente trabalho de graduação objetivou a uma revisão das principais formulações e aplicações do problema de localização de Hubs; assim como a geração de uma série de análises para alocação de Hubs para voos internacionais com destino ou origem no Brasil. Sobre diferentes perspectivas; foi fornecida a melhor rota possível para cada agrupamento de países considerado; mas também foram gerados resultados preliminares; com premissas mais conservadoras; antes de chegar à rede ótima. Assim; pôde-se propor um passo-a-passo nas mudanças de rota; até chegar à melhor alocação; sobre as perspectivas consideradas. Alguns aeroportos; como o de Fortaleza; foram alocados como Hubs de maneira mais recorrente; tanto nas análises preliminares; assim como nas redes ótimas. Os valores financeiros de economia foram estimados para todas as redes propostas. Os resultados foram gerados via uma heurística que visava diminuir o tempo de execução das análises. Os resultados da heurística foram semelhantes aos gerados pela solução por exaustão; com um tempo de execução muito menor. A rotina ficará disponível para análises futuras com diferentes dados de entrada ou premissas. Palavras-chave: alocação de Hub; demanda internacional; conexões de rotas; combustível; heurística.

Abstract:

The number of international flights has increased and the cost of fuel have been the most important item of air transport costs and expenditures. It has led the airlines to study the best allocations of resources in regard to aircraft fleet and routes. In that context; the best Hubs allocation is important in order to provide competitive advantages for airlines in this very small margin market. This work aimed to reviewing the major mathematical models and applications of the Hub Location Problem. Furthermore; it aimed to generate a series of analyses of Hubs allocation for international flights landing or taking off in Brazil. From different perspectives; it was provided the best possible route for each clusters considered. Furthermore; it was provided too some preliminaries results; with more conservative assumptions; before came to the optimal route. Therefore; it was proposed a “step by step” of the implementation of the study. Some airports; like Fortaleza airport appeared more often in network solution; as much in preliminaries network as optimal solutions. The financial value of reducing fuel consumption was estimated. The results had been generated for a heuristic which reduced the running time of analyses. The results generated from heuristic were the same as those of exhaustion solution; with less running time. The code will be available for future analyses. Keywords: Hub allocation; international demand; route’s connections; fuel; heuristic.