Divisão de Engenharia Civil Ano: 2015

(Turma 2015, TGs 2015)

Modelagem Espaço-Temporal de Coberturas de Malhas Aéreas Domésticas (pdf 2,2 MB suplementos 114 MB)

Autor: Fernando Nunes Frota

Orientador(es): Alessandro Vini´cius Marques de Oliveira

Relator(es): Cláudio Jorge Pinto Alves

Ano: 2015

Resumo:

Este trabalho tem o propo´sito de; a partir de dados do tra´fego ae´reo regular dome´stico e de indicadores socioecono^micos; montar modelos econome´tricos para prever a demanda aeroportua´ria do Brasil; dividido em microrregio~es; com e sem infraestrutura aeroportua´ria. Comparou-se os resultados com estudos encontrados na literatura existente na a´rea para aferir a eficie^ncia das regresso~es. Detalhou-se a malha ae´rea brasileira a partir dos tre^s maiores aeroportos do estado de Sa~o Paulo; indicando quais eram as rotas mais requisitadas com gra´ficos de ligac¸o~es ae´reas e tabelas de dados no a^mbito nacional e para cada uma das regio~es do Brasil. E; por fim; para entender melhor o mercado das empresas ae´reas; trac¸ou-se o market share delas em relac¸a~o aos nu´meros de passageiros e aos valores de ASK para o Brasil e para outros agrupamentos.

Abstract:

This work aims to; from the regular and domestic air traffic data and socioeconomic indicators; assemble econometric models to predict the airport demand in Brazil; divided into micro-regions; with and without airport infrastructure. The results are compared the with studies found in the literature to assess the efficiency of the regressions. Brazil's route network is detailed; from the three largest airports in the state of Sa~o Paulo; indicating what were the most requested routes with graphics of air links and data tables at the national level and for each of the regions of Brazil. And finally; to better understand the market for airlines; drew up the market share them with regard to passenger numbers and ASK values to Brazil and to other groups.