Divisão de Engenharia Civil Ano: 2015

(Turma 2015, TGs 2015)

Método de priorização de temas para confecção de Termo de Referência para Plano de Mobilidade Urbana de cidades com porte de 100 a 250 mil habitantes (pdf 1,2 MB)

Autor: Bianca Macêdo

Orientador(es): Giovanna Ronzani e Juliana Carmo Antunes

Relator(es): Ronaldo Gonçalves de Carvalho

Ano: 2015

Resumo:

O presente trabalho consiste na elaboração e aplicação de uma ferramenta de priorização de assuntos a serem abordados pelo Termo de Referência - TdR para Plano de Mobilidade Urbana de cidades brasileiras com porte de 100 a 250 mil habitantes. Com base na fundamentação teórica; é feita uma compilação dos temas primordiais ao Plano de Mobilidade abordados pela literatura. A revisão bibliográfica também evidencia a relevância do tema e a necessidade de se preencher a lacuna de conhecimento em relação à hierarquização de tais assuntos de acordo com as características da cidade. O desenvolvimento do modelo engloba definição de entradas; premissas e o uso do Analytic Hierarchy Process (AHP) como mecanismo para obtenção das prioridades numéricas. Entradas são as perguntas feitas ao usuário da ferramenta definidas com base em fatores que são condicionantes da mobilidade urbana. As premissas constituem a atribuição de pesos iniciais padrão para as matrizes de comparação do AHP; além dos impactos de cada entrada do modelo na alteração de tais pesos. A saída do modelo é uma lista priorizada dos assuntos a serem abordados pelo TdR com as respectivas porcentagens referentes à importância de cada assunto. A aplicação da ferramenta é feita para dois casos de estudo correspondentes às cidades de Colatina e Linhares. As saídas da ferramenta para cada uma das duas cidades são analisadas de acordo com as principais diferenças entre as cidades. Os resultados mostram que as priorizações de cada cidade são coerentes com suas características; de forma que as principais diferenças entre as cidades são perceptíveis quando comparadas as duas hierarquias. A comparação dos resultados com o Termo de Referência correspondente às duas cidades revela que o mesmo deixou de abordar temas importantes para Plano de Mobilidade dessas cidades. A ferramenta em questão pode então ser utilizada por cidades no porte escolhido para elaboração de seus TdR’s para Plano de Mobilidade. Estudos futuros podem ainda aprimorar a metodologia desenvolvida neste trabalho ou estendê-la para outros portes de cidades brasileiras.

Abstract:

This work consists on the development and application of a prioritization tool for themes to be addressed by the Terms of Reference for Urban Mobility Plan of Brazilian cities with size 100-250 thousand inhabitants. Based on the theoretical foundation; it is made a compilation of the core issues to the mobility plan addressed by literature. The literature review also highlights the importance of the topic and the need to fill the knowledge gap in relation to the hierarchy of such matters in accordance with the characteristics of the city. The development of the model includes definition of inputs; assumptions and the use of the Analytic Hierarchy Process (AHP) as a mechanism for obtaining the numerical priorities. Entries are questions made for the user of the tool based on factors that are determinants for urban mobility. The premises are assigning initial default weights for the matrix comparison of AHP in addition to the impacts of each model input in changing such weights. Model output is a prioritized list of issues to be addressed by the ToR with the respective percentages regarding the importance of each subject. Application tool is made for two case studies corresponding to the cities of Colatina and Linhares. Tool outputs for each of the two cities are analyzed according to the main differences between them. The results show that the prioritization of each city is consistent with its characteristics; so that the main differences between the cities are noticeable when the two hierarchies are compared. Comparing the results with the corresponding Terms of Reference of the two cities reveals that it failed to address important issues for these cities’ Mobility Plan. The tool may then be used by cities in size chosen for the preparation of its TdR's for Mobility Plan. Future studies may also improve the methodology developed in this work and extend it to other sizes of cities.