Divisão de Engenharia Civil Ano: 2015

(Turma 2015, TGs 2015)

Estudo sobre a Presença de Companhias Aéreas de Baixo Custo (LCC) nos Principais Países; segundo o PIB (pdf 916 kB)

Autor: Alberto Huet Morais de Arruda Filho

Orientador(es): Alessandro Vinícius Marques de Oliveira

Relator(es): Rogéria de Arantes Gomes Eller

Ano: 2015

Resumo:

Companhias aéreas de baixo custo estão cada vez mais aumentando sua importância no transporte aéreo no mundo; muito incentivado pelo sucesso desse tipo de companhia na Ásia. Esse trabalho tem como objetivo fazer uma análise de fatores que podem influenciar um país possuir ou não companhias aéreas low cost. Para isso; utilizou-se a base de dados do World Bank; onde foram selecionados os 50 países de maior PIB (Produto Interno Bruto) mais Hong Kong; e alguns índices; como inflação; população total e população urbana. O período avaliado corresponde a 10 anos; de 2003 a 2012. Os resultados permitiram avaliar quais variáveis independentes podem mais influenciar a presença de uma companhia aérea de baixo custo. Além disso; algumas dummys também foram avaliadas para ver se poderiam fazer parte da regressão; como maiores IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) e países continentais. Por fim; o trabalho sugere possíveis estudos derivados: sobre franquias de companhias aéreas low cost e sobre viabilidade de companhias aéreas de baixíssimo custo no Brasil.

Abstract:

Low cost carriers are increasingly raising their importance in air transport scenario; mostly because of the great performance of low cost carriers in Asia. The main goal of this work is to make an analysis of what factors can influence a country has or has not a low cost carrier. For this; the World Bank?s database was used; where 50 countries with the highest GDP (Gross Domestic Product) plus Hong Kong were selected. Some indices as inflation; total population and urban population were selected from the same database. The evaluation period is 10 years: from 2003 to 2012. The results allowed an evaluation of which independent variables can influence or not the presence of a low cost carrier. In addition; some dummies variables (HDI Human Development Index and continental countries) were also evaluated to see if they could be a part of the regression. Finally; the work suggests possible future studies: about franchise low cost carriers and the viability of ultra-low cost carriers in Brazil.