Divisão de Engenharia Civil Ano: 2014

(Turma 2014, TGs 2014)

Estratégias de Gerenciamento de Fluxo de Aeronaves em Solo – Aplicação de Modelo para o aeroporto de Brasília (pdf 1,3 MB)

Autor: Lucas Arêa Leão Barreto

Orientador(es): Carlos Müller

Relator(es): Cláudio Jorge Pinto Alves

Ano: 2014

Resumo:

Nos maiores aeroportos do mundo o problema do congestionamento em solo é um problema frequentemente enfrentado, o que aumenta significativamente o tempo de táxi das aeronaves e, consequentemente, a queima de combustível e emissão de poluentes. A estratégia Pushback Rate Control tem como objetivo evitar congestionamentos na superfície do aeroporto, através da sugestão de uma taxa de pushback dos gates, a fim de reduzir o tempo que as aeronaves gastam com motores ligados durante as operações de táxi. Este trabalho apresenta o processo de aquisição e os resultados da abordagem para controlar o congestionamento em solo aplicada ao Aeroporto Internacional de Brasília. O método é explicado de maneira a fornecer o conhecimento necessário para replicar os resultados a partir de um banco de dados adequado proveniente de outros aeroportos congestionados. E também introduz o conceito de um modelo de otimização para servir como base para estudos futuros.
 

Abstract:

In the biggest airports of the world, the problem of congestion in its taxiways is a frequent issue and significantly increases aircrafts’ taxi time, and consequently the fuel burn and pollutants emission. The Pushback Rate Control strategy aims to prevent congestions in the airport surface, through a suggested rate of pushbacks from gate, in order to reduce the time aircrafts spend with engines on during taxi operations. This study presents the process to acquire and the results of the approach to control Airport congestion applied to Brasília International Airport. The method is explained to provide the knowledge necessary to replicate the results with an adequate database coming from other congested airports. It also introduces the concept of an optimization model to serve as basis to future studies.