Divisão de Engenharia Civil Ano: 2014

(Turma 2014, TGs 2014)

Metodologia para otimização de anúncios pagos do Google (pdf 1,4 MB)

Autor: Israel Sales Ramos

Orientador(es): Alessandro Vinícius Marques de Oliveira

Relator(es): Rodrigo Arnaldo Scarpel

Ano: 2014

Resumo:

Este Trabalho de Graduação visa à criação de uma nova metodologia de otimização de investimentos em anúncios pagos do Google, baseado na escolha da melhor oferta para cada uma das palavras-chave de um determinado portfólio de anúncios. O Trabalho é divido em duas etapas: a modelagem econométrica da influencia da oferta de cada palavra-chave sobre sua eficiência e a otimização da oferta no contexto global de um portfólio de palavras-chave. A modelagem foi desenvolvida por meio de rotinas computacionais do Software STATA de forma a obter equações que relacionem a oferta da palavra-chave com o seu custo por venda e com o seu Quota de Mercado. Foi utilizado, também, programação não-linear para decidir, a nível de portfólio, qual a melhor oferta para cada palavra-chave. Ao final, foi feita uma comparação entre duas diferentes abordagens: uma utilizando apenas a oferta como critério de otimização e a outra utilizando a oferta e a posição média do anúncio para a tomada de decisão.
 

Abstract: