Divisão de Engenharia Civil Ano: 2014
(Turma 2014, TGs 2014)
Metodologia para otimização de anúncios pagos do Google (pdf 1,4 MB)
Autor: Israel Sales Ramos
Orientador(es): Alessandro Vinícius Marques de Oliveira
Relator(es): Rodrigo Arnaldo Scarpel
Ano: 2014
Resumo:
Este Trabalho de Graduação visa à criação de uma nova metodologia de otimização de
investimentos em anúncios pagos do Google, baseado na escolha da melhor oferta para cada
uma das palavras-chave de um determinado portfólio de anúncios. O Trabalho é divido em
duas etapas: a modelagem econométrica da influencia da oferta de cada palavra-chave sobre
sua eficiência e a otimização da oferta no contexto global de um portfólio de palavras-chave.
A modelagem foi desenvolvida por meio de rotinas computacionais do Software
STATA de forma a obter equações que relacionem a oferta da palavra-chave com o seu custo
por venda e com o seu Quota de Mercado. Foi utilizado, também, programação não-linear
para decidir, a nível de portfólio, qual a melhor oferta para cada palavra-chave.
Ao final, foi feita uma comparação entre duas diferentes abordagens: uma utilizando
apenas a oferta como critério de otimização e a outra utilizando a oferta e a posição média do
anúncio para a tomada de decisão. Abstract: