Divisão de Engenharia Civil Ano: 2014
(Turma 2014, TGs 2014)
Desenvolvimento de Metodologia de Previsão de Tráfego Aéreo por Fluxo de Rota Brasil-EUA (pdf 1,2 MB)
Autor: Erickson Joandre Souza Marques
Orientador(es): Rodrigo Arnaldo Scarpel; Eng. José Albery Perote Filho (Embraer)
Relator(es): Alessandro Vinícius Marques de Oliveira
Ano: 2014
Resumo:
O aumento da demanda pelo transporte aéreo no mundo tem direcionado investimentos de todas as frentes, da iniciativa privada e da pública. Quando se observa o caso do Brasil, o número de viagens dos brasileiros ao exterior tem aumentado significativamente nos últimos anos e isso gera uma necessidade por estudos capazes de prever a demanda nos próximos anos para direcionar investimentos e planejamentos nesse setor. O presente Trabalho de Graduação objetivou a geração de uma metodologia de previsão de demanda por passageiros no mercado de transporte aéreo entre o Brasil e os Estados Unidos, observando a demanda a nível de rota. Para o desenvolvimento dessa metodologia, foi utilizado o processo KDD na organização dos passos seguidos e, para geração dos modelos finais, foram utilizados métodos de regressão linear múltipla na previsão agregada do número de passageiros e, na desagregação do número de passageiros nas rotas, foi utilizado um modelo de logit aninhado (nested logit). Apesar de limitações na realização deste trabalho, a metodologia se mostrou robusta o suficiente para que haja incentivos para melhoria dos modelos. Os resultados obtidos por essa metodologia possuem diversas aplicações, como planejamento de investimentos em aeroportos, feitos por governos e operadores aeroportuários, e planejamento de rotas e frotas, feitos por empresas aéreas atuantes nesse mercado. Abstract:
The increases in demand for air transportation in the world have guided investments of all fronts, private and public sectors. Observing the Brazil’s case, the number of trips made by the Brazilians abroad has risen meaningfully in recent years and this generates a need for studies to predict demand in coming years to guide planning and investments in this industry. This work aimed to generate a methodology to forecast the demand for passenger air transport in the market between Brazil and the United States, observing the demand in a route level. For the development of this methodology, the KDD process was used to organize the steps followed and, to the final models generation, it was used the methods of multiple linear regression, predicting the aggregated passenger demand, and the nested logit model to disaggregate the passengers into the routes. Despite limitations in this study, the methodology proved to be robust enough so that there are incentives for improve the models. The results obtained by this methodology have many applications such as investment planning at airports, made by governments or airport operators, and route and fleet planning, performed by airlines operating in that market.