Divisão de Engenharia Civil Ano: 2013

(Turma 2013, TGs 2013)

Análise da Avaliação de Passageiros e da Eficiência Operacional em Aeroportos Com Base em Indicadores de Desempenho (pdf 9,3 MB)

Autor: Samuel Carvalho Lima Holanda

Orientador(es): Cláudio Jorge

Relator(es): Müller

Ano: 2013

Resumo:

Este Trabalho de Graduação objetivou analisar um estudo desenvolvido pela CONAERO com pesquisas realizadas in loco com passageiros dos maiores aeroportos do país e com medições realizadas nos componentes operacionais dos mesmos. Este estudo teve como objetivo verificar detalhadamente o panorama atual dos aeroportos das cidades-sede da Copa do Mundo de 2014 e desenvolver políticas públicas que aumentem seus níveis de serviço. Esta análise visa a identificar fatores que influenciam a percepção dos passageiros quando viajam e o quanto esta percepção condiz com os indicadores de eficiência aeroportuária, e foi visto que o perfil do passageiro pode influenciar na sua percepção, e que esta não necessariamente é proporcional à eficiência, sendo função de outras variáveis e de fatores subjetivos. As análises foram feitas a partir do uso de tabelas dinâmicas e de gráficos, onde se usaram parâmetros estatísticos para quantificar os resultados. Além da estatística, fez-se uso de médias móveis e de inspeções qualitativas. Ao final foi feita uma comparação entre aeroportos, identificando os pontos fortes e fracos de cada um, com uma análise crítica da metodologia adotada e dos resultados obtidos. Palavras-chave: aeroportos; CONAERO; indicadores de desempenho; eficiência operacional; Copa do Mundo; correlação.

Abstract:

This Graduation Thesis aimed to analyze a study developed by CONAERO (Brazilian Committee of Airport Authorities) with surveys in loco done with passengers within the biggest national airports, besides measurements in their operational components. This study has been developed in order to deeply verify the current panorama of airports from FIFA 2014 World Cup's host cities and in order to develop public policies, which might increase their level of service. This analysis seeks to identify factors that impact passengers' perception when they travel and how much this perception is consistent with airport efficiency indicators, and it has been seen that passengers' profile may affect on their perception, and it is not necessarily proportional to the efficiency, as it is function of other variables and subjective parameters as well. The analyzes have been made from using pivot tables and charts, where statistical parameters have been used in order to quantify the results. Besides Statistics, two tools tha t have been widely used are moving averages and qualitative inspections In the end, a comparison among airports has been done, identifying the strengths and weaknesses from each one, with a critical analysis of the adopted methodology and of the results achieved. Keywords: airports; CONAERO; performance indicators; operational efficiency; FIFA World Cup; correlation.