Divisão de Engenharia Civil Ano: 2013
(Turma 2013, TGs 2013)
Análise da Avaliação de Passageiros e da Eficiência Operacional em Aeroportos Com Base em Indicadores de Desempenho (pdf 9,3 MB)
Autor: Samuel Carvalho Lima Holanda
Orientador(es): Cláudio Jorge
Relator(es): Müller
Ano: 2013
Resumo:
Este Trabalho de Graduação objetivou analisar um estudo desenvolvido pela
CONAERO com pesquisas realizadas in loco com passageiros dos maiores aeroportos do país
e com medições realizadas nos componentes operacionais dos mesmos. Este estudo teve como
objetivo verificar detalhadamente o panorama atual dos aeroportos das cidades-sede da Copa
do Mundo de 2014 e desenvolver políticas públicas que aumentem seus níveis de serviço.
Esta análise visa a identificar fatores que influenciam a percepção dos passageiros
quando viajam e o quanto esta percepção condiz com os indicadores de eficiência aeroportuária,
e foi visto que o perfil do passageiro pode influenciar na sua percepção, e que esta não
necessariamente é proporcional à eficiência, sendo função de outras variáveis e de fatores
subjetivos.
As análises foram feitas a partir do uso de tabelas dinâmicas e de gráficos, onde se
usaram parâmetros estatísticos para quantificar os resultados. Além da estatística, fez-se uso de
médias móveis e de inspeções qualitativas.
Ao final foi feita uma comparação entre aeroportos, identificando os pontos fortes e
fracos de cada um, com uma análise crítica da metodologia adotada e dos resultados obtidos.
Palavras-chave: aeroportos; CONAERO; indicadores de desempenho; eficiência
operacional; Copa do Mundo; correlação.
Abstract:
This Graduation Thesis aimed to analyze a study developed by CONAERO (Brazilian
Committee of Airport Authorities) with surveys in loco done with passengers within the biggest
national airports, besides measurements in their operational components. This study has been
developed in order to deeply verify the current panorama of airports from FIFA 2014 World
Cup's host cities and in order to develop public policies, which might increase their level of
service.
This analysis seeks to identify factors that impact passengers' perception when they
travel and how much this perception is consistent with airport efficiency indicators, and it has
been seen that passengers' profile may affect on their perception, and it is not necessarily
proportional to the efficiency, as it is function of other variables and subjective parameters as
well.
The analyzes have been made from using pivot tables and charts, where statistical
parameters have been used in order to quantify the results. Besides Statistics, two tools tha t
have been widely used are moving averages and qualitative inspections
In the end, a comparison among airports has been done, identifying the strengths and
weaknesses from each one, with a critical analysis of the adopted methodology and of the results
achieved.
Keywords: airports; CONAERO; performance indicators; operational efficiency; FIFA World
Cup; correlation.