Divisão de Engenharia Civil Ano: 2013

(Turma 2013, TGs 2013)

Um Modelo Matemático para Determinação da Trajetória de Aeronaves em Curva (pdf 3,7 MB; suplemento 19 kB)

Autor: Ramon Nunes de Oliveira

Orientador(es): Ronaldo

Relator(es): Cláudio Jorge

Ano: 2013

Resumo:

Neste Trabalho de Graduação é apresentado um novo modelo de determinação da trajetória de deslocamento de aeronaves em solo, explicitando a necessidade do uso de fillets no design geométrico de aeródromos. Além do deslocamento das aeronaves em solo, foi analisada, ao longo do trajeto da aeronave, a manutenção de margens de segurança entre a borda externa do trem de pouso principal e o bordo das pistas de táxi. O modelamento desenvolvido foi implementado por meio de rotinas computacionais de forma a gerar resultados gráficos de visualização do comportanto da aeronave relacionado ao desenho geométrico de curvas de pistas de táxi. Foram apresentados, também, os métodos de determinação de fillets preconizados pela ICAO e pela FAA, os quais utilizam modelos de aproximação do deslocamento do trem de pouso de aeronaves. Ao final, foram realizados cálculos dos parâmetros das aeronaves A380-800, A340- 600, B777-300 e B747-400 e a aplicação dos métodos de determinação de fillets da FAA e da ICAO a fim de compará-los quanto a ser mais ou menos conservativos e visualizá-los quanto a margem de segurança em relação ao modelo de deslocamento desenvolvido. O método proposto pela FAA foi observado como mais conservativo. Palavras-chaves: infraestrutura aeroportuária; projeto geométrico; fillet.

Abstract:

This graduation work presents a new mathematical model for the aircraft displacement on the ground, explaining the importance of fillets in the geometrical design of aerodromes. Besides the displacement of the aircraft on the ground; it was analyzed, along the path of the aircraft, the maintenance of the safety margin between the outer wheels of main undercarriage leg and edge of pavement. The developed model was implemented in computer routines to create graphical results of the aircraft behavior related to the geometric design of taxiways curves. It were also presented the methods of determining fillets recommended by ICAO and FAA, which use displacement approach models of the landing gear of aircraft. Finally, it was done parameters calculations of the A380-800, A340-600, B777-300 and B747-400, and the application of the FAA and ICAO fillets determining methods of in order to compare them as being more or less conservative and to visualize the maintenance of the safety margin compered to the developed model. The method proposed by the FAA was observed as more conservative. Keywords: airport infrastructure; geometric design; fillet.