Divisão de Engenharia Civil Ano: 2013

(Turma 2013, TGs 2013)

Avaliação de Riscos Operacionais e Levantamento de Alternativas para Alcance da Segurança Operacional em Aeroportos Brasileiros (pdf 5,7 MB)

Autor: Júlio Alves Ribeiro Neto

Orientador(es): Anderson

Relator(es): Müller

Ano: 2013

Resumo:

Apesar dos constantes esforços realizados pelas autoridades aeronáuticas e empresas aéreas, os aeroportos brasileiros continuam a apresentar uma série de não- conformidades que comprometem as operações aeroportuárias dentro de um nível aceitável de segurança operacional. Essas falhas na infraestrutura dos aeroportos brasileiros se relacionam aos aspectos físicos do sitio aeroportuário, cujas ações corretivas são bastante onerosas do ponto de vista econômico e politico. Dessa maneira, torna-se imprescindível a realização de análises de segurança operacional nos aeroportos brasileiros, bem como um levantamento de alternativas a fim de reduzir os riscos operacionais. Com tal motivação, este trabalho de graduação propõe-se a realizar uma análise da segurança operacional em sete aeroportos brasileiros através da aplicação de um método internacional de análise de risco, que já considera a ocorrência de landing overrun, landing undershoot e takeoff overrun e que irá avaliar também a ocorrência de veer-off nas operações de pouso e decolagem. Tal análise avalia a probabilidade e a severidade por tipos de evento em função de não conformidades do ponto de vista de engenharia existentes em cada um dos sítios aeroportuários analisados. A partir dessa análise, realizou-se a avaliação da segurança operacional para cada a eroporto, bem como um levantamento de alternativas a fim de reduzir os riscos operacionais identificados. Palavras-Chave Aeroportos; Transporte Aéreo, Segurança Operacional

Abstract:

Despite constant efforts of aviation authorities, airlines, and airport operators, damage to people, aircrafts and ground equipments in operations are still frequent. This fact is compounded by the existence of a series of non-conformities that compromise airport operations within an acceptable level of operational safety. These failures in the infrastructure of Brazilian airports are related to the physical aspects of the airport site, which corrective actions are quite costly in economic and political terms. Thus, it becomes essential to the analysis of operational safety in Brazilian airports, as well as a survey of alternatives in order to reduce operational risks. With this motivation, this study proposes to conduct safety analysis at seven Brazilian airports through the implementation of an international method of risk analysis, which already considers the occurrence of landing overrun, takeoff overrun and landing undershoot and will also evaluate the occurrence of veer-off on landing and takeoff operations. It evaluates the likelihood and severity of event types due to engineering non-compliance at each of the airport sites examined. This analysis of safety assessment was performed at each airport as well as a survey of alternatives in order to reduce operational risks identi?ed. Keywords: Airports; Air Transportation; Safety