Divisão de Engenharia Civil Ano: 2013
(Turma 2013, TGs 2013)
Avaliação de Riscos Operacionais e Levantamento de Alternativas para Alcance da Segurança Operacional em Aeroportos Brasileiros (pdf 5,7 MB)
Autor: Júlio Alves Ribeiro Neto
Orientador(es): Anderson
Relator(es): Müller
Ano: 2013
Resumo:
Apesar dos constantes esforços realizados pelas autoridades aeronáuticas e
empresas aéreas, os aeroportos brasileiros continuam a apresentar uma série de não-
conformidades que comprometem as operações aeroportuárias dentro de um nível
aceitável de segurança operacional. Essas falhas na infraestrutura dos aeroportos
brasileiros se relacionam aos aspectos físicos do sitio aeroportuário, cujas ações
corretivas são bastante onerosas do ponto de vista econômico e politico. Dessa
maneira, torna-se imprescindível a realização de análises de segurança operacional
nos aeroportos brasileiros, bem como um levantamento de alternativas a fim de
reduzir os riscos operacionais.
Com tal motivação, este trabalho de graduação propõe-se a realizar uma
análise da segurança operacional em sete aeroportos brasileiros através da aplicação
de um método internacional de análise de risco, que já considera a ocorrência de
landing overrun, landing undershoot e takeoff overrun e que irá avaliar também a
ocorrência de veer-off nas operações de pouso e decolagem. Tal análise avalia a
probabilidade e a severidade por tipos de evento em função de não conformidades do
ponto de vista de engenharia existentes em cada um dos sítios aeroportuários analisados.
A partir dessa análise, realizou-se a avaliação da segurança operacional para cada
a eroporto, bem como um levantamento de alternativas a fim de reduzir os riscos
operacionais identificados.
Palavras-Chave Aeroportos; Transporte Aéreo, Segurança Operacional
Abstract:
Despite constant efforts of aviation authorities, airlines, and airport operators,
damage to people, aircrafts and ground equipments in operations are still frequent.
This fact is compounded by the existence of a series of non-conformities that
compromise airport operations within an acceptable level of operational safety. These
failures in the infrastructure of Brazilian airports are related to the physical aspects of
the airport site, which corrective actions are quite costly in economic and political
terms. Thus, it becomes essential to the analysis of operational safety in Brazilian
airports, as well as a survey of alternatives in order to reduce operational risks.
With this motivation, this study proposes to conduct safety analysis at seven
Brazilian airports through the implementation of an international method of risk
analysis, which already considers the occurrence of landing overrun, takeoff overrun
and landing undershoot and will also evaluate the occurrence of veer-off on landing
and takeoff operations. It evaluates the likelihood and severity of event types due to
engineering non-compliance at each of the airport sites examined. This analysis of
safety assessment was performed at each airport as well as a survey of alternatives in
order to reduce operational risks identi?ed.
Keywords: Airports; Air Transportation; Safety