Divisão de Engenharia Civil Ano: 2013  
 (Turma 2013, TGs 2013)
 Avaliação de Riscos Operacionais e Levantamento de Alternativas para Alcance da Segurança Operacional em Aeroportos Brasileiros (pdf 5,7 MB)
Autor: Júlio Alves Ribeiro Neto 
Orientador(es): Anderson 
Relator(es): Müller
Ano: 2013
 
Resumo:
  
Apesar dos constantes esforços realizados pelas autoridades aeronáuticas e 
empresas aéreas, os aeroportos brasileiros continuam a apresentar uma série de não-
conformidades que comprometem as operações aeroportuárias dentro de um nível
aceitável de segurança operacional. Essas falhas na infraestrutura dos aeroportos 
brasileiros se relacionam aos aspectos físicos do sitio aeroportuário, cujas ações 
corretivas são bastante onerosas do ponto de vista econômico e politico. Dessa
maneira, torna-se imprescindível a realização de análises de segurança operacional 
nos aeroportos brasileiros, bem como um levantamento de alternativas a fim de 
reduzir os riscos operacionais. 
Com tal motivação, este trabalho de graduação propõe-se a realizar uma
 análise da segurança operacional em sete aeroportos brasileiros através da aplicação
 de um método internacional de análise de risco, que já considera a ocorrência de 
landing overrun, landing undershoot e takeoff overrun e que irá avaliar também a 
ocorrência de veer-off nas operações de pouso e decolagem. Tal análise avalia a 
probabilidade e a severidade por tipos de evento em função de não conformidades do
 ponto de vista de engenharia existentes em cada um dos sítios aeroportuários analisados.
 A partir dessa análise, realizou-se a avaliação da segurança operacional para cada
a eroporto, bem como um levantamento de alternativas a fim de reduzir os riscos
 operacionais identificados.
Palavras-Chave Aeroportos; Transporte Aéreo, Segurança Operacional
 
Abstract:
 
Despite constant efforts of aviation authorities, airlines, and airport operators,
damage to people, aircrafts and ground equipments in operations are still frequent.
This fact is compounded by the existence of a series of non-conformities that
compromise airport operations within an acceptable level of operational safety. These 
failures in the infrastructure of Brazilian airports are related to the physical aspects of 
the airport site, which corrective actions are quite costly in economic and political 
terms. Thus, it becomes essential to the analysis of operational safety in Brazilian
airports, as well as a survey of alternatives in order to reduce operational risks.
With this motivation, this study proposes to conduct safety analysis at seven 
Brazilian airports through the implementation of an international method of risk
 analysis, which already considers the occurrence of landing overrun, takeoff overrun 
and landing undershoot and will also evaluate the occurrence of veer-off on landing
and takeoff operations. It evaluates the likelihood and severity of event types due to
 engineering non-compliance at each of the airport sites examined. This analysis of
 safety assessment was performed at each airport as well as a survey of alternatives in
 order to reduce operational risks identi?ed.
Keywords: Airports; Air Transportation; Safety