Divisão de Engenharia Civil Ano: 2013
(Turma 2013, TGs 2013)
Estudo de Viabilidade de Expansão de Infraestrutura: Modelos de Privatização, Investimento e Financiamento de Aeroportos (pdf 3,9 MB)
Autor: Elias Leal Lima
Orientador(es): Alessandro e Prof. Frederico Turolla - NECTAR
Relator(es): Rogéria
Ano: 2013
Resumo:
Esse trabalho de graduação tem como objetivo escolher o melhor modelo de gestão
para os grandes aeroportos do Brasil, a partir do estudo dos modelos possíveis e das
características do cenário brasileiro.
A expansão aeroportuária brasileira tem estado na pauta do governo federal nos
últimos anos, devido a crescente demanda por viagens aéreas e a necessidade de expansão da
infraestrutura aeroportuária, principalmente com o aumento de renda dos últimos anos e com
os eventos (Copa do Mundo de 2014 e Olimpíadas de 2016) que o país será sede. Como parte
desse esforço, o governo federal, por meio da ANAC, realizou concessões públicas de 3 dos
maiores aeroportos brasileiros: Guarulhos, Brasília e Viracopos, tirando da Infraero a
responsabilidade de gestão, mas a deixando como minoritária nos contratos de longo-prazo.
Havendo diversos outros modelos possíveis, alternativas devem ser consideradas e
ponderadas por suas características, buscando adequá-las ao cenário brasileiro de
desestatização de infraestrutura aeroportuária. Para isso, foi utilizado o método AHP (Analytic
Hierarchy Process), aplicado com especialistas selecionados, para eleger o melhor modelo de
gestão, baseando-se em critérios pré-estabelecidos. O modelo foi aplicado com representantes
do setor governamental, companhias aéreas, operadores aeroportuários das concessões atuais,
professores e pesquisadores universitários e consultores, para buscar o ponto de vista de cada
um no processo decisório.
Dos 28 especialistas acessados, 12 responderam a pesquisa (42,9%), 8 deles elegeram
como melhor alternativa a concessão por longo-prazo, indo ao encontro dos programas
governamentais de desestatização da infraestrutura aeroportuária.
Abstract:
This graduate work intends to choose the best management model for the largest
airports in Brazil, by studying the existing models and the characteristics of the Brazilian
scenario.
The expansion of Brazil’s airport system has been in the federal government’s agenda
for several years, mainly due to the upsurge in air traffic volume, the lack of airport capacity,
the real growth in disposable income in the past years and the upcoming international events
(2014 FIFA’s World Cup and 2016 Olympic Games). To accomplish this objective, the
federal government agreed to the concession of three major Brazilian airports: Guarulhos,
Brasília and Viracopos, relinquishing its managing role, but remaining as a shareholder.
The consideration of all possible models should be done and weighed using all their
features, in order to better suit the most important airports. Therefore, to achieve this goal, the
Analytic Hierarchy Process was put forth to some selected experts in order to elect the best
management model, based on some predetermined criteria. Composing the list of participants
were primarily officials from government, airline companies, airport operators, professors,
researchers and specialized consultants, hence reaching various groups of stakeholders.
Of all 28 contacted experts, 12 have answered the research (42,9%) and 8 of those
have chosen the long-term concessions as the best option for Brazilian airports. This result
was straightly aligned with the governmental program to privatize the Brazilian airport
infrastructure to support the expansion needed.