Divisão de Engenharia Civil Ano: 2012
(Turma 2012, TGs 2012)
Análise de alternativas para aumento da capacidade operacional do Aeroporto Internacional de São Paulo/Guarulhos (pdf 2,0 MB)
Autor: Rafael de Araujo Almeida
Orientador(es): Anderson e Cap McWillian de Oliveira - ICEA
Relator(es):
Ano: 2012
Resumo:
O ambiente econômico do Brasil de constante crescimento destacando-se como uma potência
emergente favoreceu o desenvolvimento do transporte aéreo. Dado esse contexto houve um
crescimento acelerado da demanda pelo setor pressionando a infraestrutura aeroportuária e
aeronáutica, a qual não evoluiu na mesma proporção da demanda, limitando assim a expansão
do setor aéreo. Conhecendo essas dificuldades busca-se analisar o aeroporto de maior
relevância do país, que é o Aeroporto Internacional de São Paulo/Guarulhos. Esse aeroporto
recentemente passou por um processo de concessão, em que a concessionária Invepar e
ACSA propõe investimentos no lado aéreo e terrestre, eliminando assim os principais
gargalos, que são pátio e terminal de passageiros. Nesse novo contexto verifica-se que o novo
limitante de capacidade aeroportuária será a capacidade do sistema de pistas. Por isso o estudo
busca analisar alternativas para aumentar a capacidade operacional do sistema de pistas de
Guarulhos. Essa análise é realizada por meio de simulação computacional em tempo
acelerado, através do software TAAM, em que são simulados os diversos cenários propostos,
combinando redução da separação horizontal entre aeronaves na aproximação para pouso e
operação simultânea independente. Com base nas simulações, verificou-se que a demanda
atual da hora-pico alcança sua capacidade de pista, concluiu-se que a redução da separação
entre pousos na área de aproximação final com a configuração de pista que possibilita a
operação simultânea fornece um ganho operacional de, aproximadamente, 15%.
Abstract:
The economic environment of constant growth in Brazil highlighting itself as an emerging
power favored the development of air transport. Given this context there was an accelerated
growth on the demand by the sector pushing the airport and aeronautical infrastructure, which
has not evolved at the same rate of demand, thus limiting the expansion of the airline industry.
Knowing these difficulties one seeks to analyze the most important airport in the country,
which is the International Airport of São Paulo/Guarulhos. This airport has recently
undergone a process of concession, in which the concessionaire Invepar and ACSA proposes
investments on the air and ground sides, thus eliminating major bottlenecks, which are apron
and passenger terminal. In this new context, it appears that the new airport capacity limiting
will be the runway capability. Therefore, the study seeks to analyze alternatives to increase
the operational capacity of the runway system of Guarulhos. This analysis is achieved by
computational simulation in accelerated time with the TAAM software, wherein the various
proposed scenarios are simulated by combining reduced horizontal separation between
aircraft on approach to landing and simultaneous independent operation. Based on the
simulations, it was found that the current demand of the peak-hour reaches the runway
capacity, it is concluded that the reduction of separation between landings in the final
approach area with the runway configuration that enables simultaneous operation provides
operational gain of approximately 15%.