Divisão de Engenharia Civil Ano: 2012

(Turma 2012, TGs 2012)

Análise de alternativas para aumento da capacidade operacional do Aeroporto Internacional de São Paulo/Guarulhos (pdf 2,0 MB)

Autor: Rafael de Araujo Almeida

Orientador(es): Anderson e Cap McWillian de Oliveira - ICEA

Relator(es):

Ano: 2012

Resumo:

O ambiente econômico do Brasil de constante crescimento destacando-se como uma potência emergente favoreceu o desenvolvimento do transporte aéreo. Dado esse contexto houve um crescimento acelerado da demanda pelo setor pressionando a infraestrutura aeroportuária e aeronáutica, a qual não evoluiu na mesma proporção da demanda, limitando assim a expansão do setor aéreo. Conhecendo essas dificuldades busca-se analisar o aeroporto de maior relevância do país, que é o Aeroporto Internacional de São Paulo/Guarulhos. Esse aeroporto recentemente passou por um processo de concessão, em que a concessionária Invepar e ACSA propõe investimentos no lado aéreo e terrestre, eliminando assim os principais gargalos, que são pátio e terminal de passageiros. Nesse novo contexto verifica-se que o novo limitante de capacidade aeroportuária será a capacidade do sistema de pistas. Por isso o estudo busca analisar alternativas para aumentar a capacidade operacional do sistema de pistas de Guarulhos. Essa análise é realizada por meio de simulação computacional em tempo acelerado, através do software TAAM, em que são simulados os diversos cenários propostos, combinando redução da separação horizontal entre aeronaves na aproximação para pouso e operação simultânea independente. Com base nas simulações, verificou-se que a demanda atual da hora-pico alcança sua capacidade de pista, concluiu-se que a redução da separação entre pousos na área de aproximação final com a configuração de pista que possibilita a operação simultânea fornece um ganho operacional de, aproximadamente, 15%.

Abstract:

The economic environment of constant growth in Brazil highlighting itself as an emerging power favored the development of air transport. Given this context there was an accelerated growth on the demand by the sector pushing the airport and aeronautical infrastructure, which has not evolved at the same rate of demand, thus limiting the expansion of the airline industry. Knowing these difficulties one seeks to analyze the most important airport in the country, which is the International Airport of São Paulo/Guarulhos. This airport has recently undergone a process of concession, in which the concessionaire Invepar and ACSA proposes investments on the air and ground sides, thus eliminating major bottlenecks, which are apron and passenger terminal. In this new context, it appears that the new airport capacity limiting will be the runway capability. Therefore, the study seeks to analyze alternatives to increase the operational capacity of the runway system of Guarulhos. This analysis is achieved by computational simulation in accelerated time with the TAAM software, wherein the various proposed scenarios are simulated by combining reduced horizontal separation between aircraft on approach to landing and simultaneous independent operation. Based on the simulations, it was found that the current demand of the peak-hour reaches the runway capacity, it is concluded that the reduction of separation between landings in the final approach area with the runway configuration that enables simultaneous operation provides operational gain of approximately 15%.