Divisão de Engenharia Civil Ano: 2012

(Turma 2012, TGs 2012)

Estudo da aplicação da Lei de Say ao transporte aéreo: o caso do aeroporto de Viracopos (pdf 950 kB)

Autor: Giovanna de Castro

Orientador(es): Rogéria

Relator(es): Alessandro

Ano: 2012

Resumo:

Este trabalho consiste no estudo da Lei de Say que afirma que a oferta cria a sua própria procura, e busca verificar sua aplicação ao mercado de transporte aéreo. O aeroporto escolhido para este estudo foi o aeroporto de Viracopos, em Campinas, que apresentou acentuado crescimento de demanda com a entrada em operação da Azul Linhas Aéreas em dezembro de 2008. O estudo pretende apontar os diversos fatores que motivaram este aumento de demanda nos últimos anos e verificar se é possível indicar causalidade do aumento da oferta, com a entrada desta nova operante no mercado, no aumento da demanda observada nos últimos anos. Para isso, foram estudados princípios de microeconomia lei da demanda, economia clássica lei de Say, o modelo de negócios de companhias aéreas do tipo low cost, low fare que impulsionaram o crescimento da demanda em aeroportos ociosos no mundo e a liberalização do setor aéreo no Brasil que estimulou a competitividade entre as companhias aéreas e a redução dos preços das passagens e consequente aumento da demanda. Foi feita também a coleta de dados estatísticos de demanda no aeroporto, pesquisa das rotas realizadas por cada companhia aérea, sua frota e frequência de voos e foi realizada uma pesquisa de campo com o intuito de conhecer o perfil do passageiro deste aeroporto. A partir dos resultados da pesquisa de campo, considerando todas os demais fatores que contribuíram para o aumento da demanda, é possível indicar uma aplicação da Lei de Say para este mercado em específico e associar a Lei de Say ao Efeito Southwest de companhias do tipo low cost, low fare, em que houve geração de demanda a partir da maior oferta de voos.

Abstract:

This work is a study of Say's Law, know as "supply creates its own demand", and seeks to verify its application to air transport market. The airport chosen for this study was the Viracopos airport in the city of Campinas, which showed strong growth of demand with the coming into operation of Azul Airlines in December 2008. The study aims to show the various factors that motivated this increase in demand in recent years and see if it is possible indicating causality of increased supply, with the entry of this new operating market, increased demand seen in recent years. For this, we studied principles of microeconomics - the law of demand, classical economics - Say's law, the business model of airlines as low cost, low fare that drove demand growth stranded at airports in the world and the liberalization of the airline industry in Brazil which stimulated competition among airlines and reducing ticket prices and consequent increase in demand. It was also made to collect statistics of demand at the airport, search the routes taken by each airline, its fleet and flight frequency and was carried out field research in order to know the profile of the passenger of this airport. From the results of field research, considering all the other factors that contributed to the increase in demand, it's possible to indicate an application of Say's Law in the market for this specific and associate Say's Law and the Southwest Effect companies as low cost, low fare, which saw demand generation from the greater availability of flights.