Divisão de Engenharia Civil Ano: 2012
(Turma 2012, TGs 2012)
Estudo da aplicação da Lei de Say ao transporte aéreo: o caso do aeroporto de Viracopos (pdf 950 kB)
Autor: Giovanna de Castro
Orientador(es): Rogéria
Relator(es): Alessandro
Ano: 2012
Resumo:
Este trabalho consiste no estudo da Lei de Say que afirma que a oferta cria a sua
própria procura, e busca verificar sua aplicação ao mercado de transporte aéreo. O aeroporto
escolhido para este estudo foi o aeroporto de Viracopos, em Campinas, que apresentou
acentuado crescimento de demanda com a entrada em operação da Azul Linhas Aéreas em
dezembro de 2008.
O estudo pretende apontar os diversos fatores que motivaram este aumento de
demanda nos últimos anos e verificar se é possível indicar causalidade do aumento da oferta,
com a entrada desta nova operante no mercado, no aumento da demanda observada nos
últimos anos.
Para isso, foram estudados princípios de microeconomia lei da demanda, economia
clássica lei de Say, o modelo de negócios de companhias aéreas do tipo low cost, low fare
que impulsionaram o crescimento da demanda em aeroportos ociosos no mundo e a
liberalização do setor aéreo no Brasil que estimulou a competitividade entre as companhias
aéreas e a redução dos preços das passagens e consequente aumento da demanda.
Foi feita também a coleta de dados estatísticos de demanda no aeroporto, pesquisa das
rotas realizadas por cada companhia aérea, sua frota e frequência de voos e foi realizada uma
pesquisa de campo com o intuito de conhecer o perfil do passageiro deste aeroporto.
A partir dos resultados da pesquisa de campo, considerando todas os demais fatores
que contribuíram para o aumento da demanda, é possível indicar uma aplicação da Lei de Say
para este mercado em específico e associar a Lei de Say ao Efeito Southwest de companhias
do tipo low cost, low fare, em que houve geração de demanda a partir da maior oferta de voos.
Abstract:
This work is a study of Say's Law, know as "supply creates its own demand", and
seeks to verify its application to air transport market. The airport chosen for this study was the
Viracopos airport in the city of Campinas, which showed strong growth of demand with the
coming into operation of Azul Airlines in December 2008.
The study aims to show the various factors that motivated this increase in demand in
recent years and see if it is possible indicating causality of increased supply, with the entry of
this new operating market, increased demand seen in recent years.
For this, we studied principles of microeconomics - the law of demand, classical
economics - Say's law, the business model of airlines as low cost, low fare that drove demand
growth stranded at airports in the world and the liberalization of the airline industry in Brazil
which stimulated competition among airlines and reducing ticket prices and consequent
increase in demand.
It was also made to collect statistics of demand at the airport, search the routes taken
by each airline, its fleet and flight frequency and was carried out field research in order to
know the profile of the passenger of this airport.
From the results of field research, considering all the other factors that contributed to
the increase in demand, it's possible to indicate an application of Say's Law in the market for
this specific and associate Say's Law and the Southwest Effect companies as low cost, low
fare, which saw demand generation from the greater availability of flights.