Divisão de Engenharia Civil Ano: 2011

(Turma 2011, TGs 2011)

Título: Análise de macrodrenagem utilizando SIG e modelo de previsão-vazão. Estudo de caso: enchentes no Museu Aeroespacial (pdf 2,3 MB)

Autor: Bruno Ferreira do Nascimento

Orientador(es): Nadiane

Relator(es): Paulo Ivo

Ano: 2011

Resumo:

Alguns aeródromos do país sofrem com problema de macrodrenagem, causados por diversos fatores, tais como: crescimento da urbanização; falta de capacidade ou de manutenção do sistema de macrodrenagem e até mesmo a intensificação dos regimes de chuvas decorrentes das mudanças climáticas. O Museu Aeroespacial (MUSAL), localizado na área do Campo dos Afonsos, apresenta um histórico de enchentes com consequente prejuízo ao patrimônio da União. A Diretoria de Engenharia da Aeronáutica (DIRENG) realizou uma análise preliminar do problema, ficando identificada a necessidade de estudos mais aprofundados sobre o tema. O presente Trabalho de Graduação (TG) identificou e quantificou os fatores geradores das enchentes, por meio: de visitas a campo; de análises, utilizando uma ferramenta de Sistema de Informações Geográficas (SIG), das bacias de contribuições para o ponto em estudo; do levantamento das variáveis físicas da área de contribuição, tais como, regime de chuvas, tipo de solo, tipo de ocupação do solo e topografia precisa das regiões mais relevantes. Para as análises de precipitações, adotou-se como caso a ser simulado a chuva do dia 31/01/2006, para validar a modelagem implementada, e estabeleceu-se a equação IDF e a chuva de projeto, para os redimensionamentos necessários. A partir das informações geradas no modelo precipitação-vazão (IPHS1), observou-se que os cursos d'água não comportam a vazão de projeto, preconizada para um período de retorno 25 anos. Foi dada uma proposta de solução para o problema das enchentes nos hangares do MUSAL, que deve ser idealmente integrada à bacia como um todo.

Abstract:

Some airfields in the country suffer from macro drainage problem caused by several factors, such as: increasing urbanization, lack of capacity or maintenance the macro drainage system and even intensification of the rainfall patterns due to climate change. The Museu Aeroespacial (MUSAL), located in the Campo dos Afonsos, presents a history of flooding and consequent damage to the patrimony of the country. The Diretoria de Engenharia da Aeronáutica (DIRENG) conducted a preliminary analysis of the problem, being identified the need for deeper studies on the subject. This work identified and quantified the factors causing the floodings through: field visits, analysis of watershed contributions to the point under consideration, using a Geographic Information System (GIS); the survey of the physical variables of contribution area such as rainfall, soil type, type of land use and precise topography of the most important regions. For the analysis of rainfall, the case to be simulated was the rain of the day 31/01/2006, to validate the model implemented, and was established the IDF equation and the rain design, required for the resizing. From the information generated in the rainfall-runoff model (IPHS1) was observed that the water courses do not support the design flow, adopted for a return period of 25 years. A proposed solution was given to the problem of floodings in the hangars of MUSAL, which should ideally be integrated into the basin as a whole.