Divisão de Engenharia Civil Ano: 2010
(Turma 2010, TGs 2010)
Título: Estudo Econométrico Comparativo do Desempenho de Índices de Concentração Baseados no HHI e Gini para uma Análise Evolutiva de Malhas Aéreas (pdf 915 kB)
Autor: Tiago Fernandes Gondim Costa
Orientador(es): Alessandro
Relator(es): Müller
Ano: 2010
Resumo:
O transporte aéreo no Brasil foi recentemente liberalizado e uma das possíveis
conseqüências desse processo foi a concentração de vôos em poucos aeroportos chamados de
aeroportos “hubs”.
Durante os anos 2006 e 2007, dois acidentes fatais criaram um caos sem precedentes na
história da aviação do País, com conseqüências danosas para os usuários do sistema, as
companhias aéreas e aos setores da economia que dependem do transporte aéreo. Esses
importantes problemas possivelmente foram causados por congestionamento nos aeroportos e
sobrecarga de trabalho dos aeronautas e aeroviários, e levou a muitos episódios de atrasos e
cancelamentos de vôos que duraram alguns meses. Pode-se argumentar que, dentre outros
fatores, esse estado caótico foi resultado do aumento do grau de concentração do sistema em
poucos aeroportos, particularmente Congonhas (em São Paulo) e Brasília.
Usando dados obtidos do HOTRAN e da INFRAERO, a concentração da malha aérea
brasileira ao longo do tempo foi medida. Para tal, realizou-se uma mensuração de indicadores
econométricos aplicados aos aeroportos. Apresentamos uma discussão a respeito das duas
metodologias mais conhecidas para estudar concentração no transporte aéreo, o Índice de
Herfindhal-Hirschman (HHI) e o índice de Gini. Além disso, apresentamos uma discussão a
respeito do tipo de dados utilizados no estudo do fenômeno da concentração no transporte
aéreo. Para isso foram contrastados dados de passageiros (INFRAERO) e de freqüências de
vôos (HOTRAN) nos 67 principais aeroportos brasileiros.
Por fim, estudamos a concentração no transporte aéreo brasileiro utilizando variáveis
macroeconômicas como o PIB e o câmbio, além de medirmos quais os efeitos de eventos
recentes na concentração do setor, como a própria crise de 2006 e 2007.
Abstract:
The air travel in Brazil has recently been liberalized and the possible consequences of this
process were the concentration of flights at airports just called airport hubs.
During the years 2006 and 2007, two fatal accidents have created an unprecedented chaos
in the history of aviation in the country, with serious consequences for users of the system,
airlines and economic sectors that depend on air transportation. These major problems were
possibly caused by airport congestion and workload of aircrew and airline staff, and led to
many episodes of delays and cancellations of flights that lasted a few months. It can be argued
that, among other factors, this chaotic state was the result of the increase in concentration of
the system in a few airports, particularly Congonhas (Sao Paulo) and Brasilia.
Using data obtained from HOTRAN and INFRAERO, the concentration of Brazilian air
transportation network over time was measured. To this end, we carried out an econometric
measurement of indicators applied to airports. We present a discussion about the two most
popular methods to study concentration in air transport, Herfindhal-Hirschman Index (HHI)
and the Gini index. Moreover, we present a discussion about the type of data used in the study
of the phenomenon of concentration in air transport. For that, passenger data were contrasted
(INFRAERO) with frequencies of flights data (HOTRAN) at 67 major airports.
Finally, we studied the concentration in the Brazilian air transportation using
macroeconomic variables such as GDP and foreign exchange, besides which we measure the
effects of recent events in the concentration of industry, as the crisis of 2006 and 2007.