Divisão de Engenharia Civil Ano: 2010

(Turma 2010, TGs 2010)

Título: Impactos da operação do Airbus A-380 no Aeroporto Internacional do Galeão (pdf 2,9 MB)

Autor: Thiago Tadeu Jadir

Orientador(es): Cap. Ronaldo e Cap. Frank

Relator(es): Cláudio Jorge

Ano: 2010

Resumo:

O presente trabalho compreende o projeto de avaliação dos impactos da operação da aeronave A-380 no Aeroporto Internacional do Galeão, viabilidade técnica e mudanças necessárias para que a aeronave possa operar sem restrições. Para tal, foram estudados diversos documentos de órgãos envolvidos no transporte aéreo além de consultas a profissionais envolvidos no setor. O estudo avaliou o lado aéreo do Aeroporto e mostrou alterações necessárias para que a aeronave, o maior jato de passageiros existente na atualidade, possa operar sem restrições. A aeronave possui dimensões muito superiores aos aviões existentes e utilizados para aviação comercial. As principais mudanças recomendadas pelo estudo são as larguras das pistas para pouso e decolagem, larguras de pistas para taxiamento e sobrelarguras nas curvas. Além disso, novos pontos de abastecimento no pátio deverão ser instalados para se permitir operação da aeronave sem prejudicar o abastecimento em outras posições e as pontes telescópicas deverão passar por adaptações ou novas pontes deverão ser adquiridas.

Abstract:

This work comprises the design of impact assessment of the operation of the aircraft A-380 at the International Airport in Rio, technical feasibility, and necessary changes so that the aircraft can operate without restrictions. To this end, we studied various documents of organs involved in air transport as well as consultations with professionals in the industry. The study evaluated the airside of the airport and showed that changes needed to the aircraft, the largest passenger jet exists today, can operate without restrictions. The aircraft has dimensions much higher than existing aircraft and used for commercial aviation. The main changes recommended by the study are the widths of the runways for landing and takeoff, taxiing to runway widths and extra width in the curves. In addition, new supply points in the yard should be installed to allow operation of the aircraft without damaging the supply elsewhere and air-bridges must undergo changes or new bridges will be acquired.